15/08/2025

Prefeitura de São Cristóvão adere ao Projeto ‘Nós na Rede’ para fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aderiu ao Projeto “Nós da Rede”, com o objetivo de qualificar trabalhadores que atuam no atendimento ao usuário de saúde mental, incluindo casos de uso de álcool e outras drogas, com foco no tratamento em liberdade. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O curso é direcionado a todos os trabalhadores cuja função é voltada a serviços de saúde mental no município, nos setores da Saúde e Assistência Social. O projeto tem a finalidade de oferecer um curso de atualização para estes profissionais, sejam de nível médio, técnico ou graduados. O curso possui uma carga horária de 120 horas com encontros à distância e presencial. 

Foto/Jota Leal 
Foto/Érica Xavier 

De acordo com Roseane Vasconcelos, coordenadora da Educação Profissional da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), a proposta do projeto é formar profissionais para atuar mais efetivamente no cuidado com as pessoas em sofrimento mental, com ênfase em dois eixos principais: acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei; e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. 

“Em Sergipe, serão formadas 14 turmas. Em São Cristóvão, todos os encontros presenciais acontecerão na cidade, reunindo profissionais de diferentes instituições para trocar experiências e ampliar conhecimentos. O foco principal é sempre o usuário da saúde mental. Por isso, esses profissionais precisam estar constantemente qualificados e trocando experiências, já que trabalhar nessa área é bastante desafiador”, destaca Roseane. 

Roseane Vasconcelos, coordenadora da ESP/SE - Foto/Jota Leal 
Foto/Érica Xavier 

Para os servidores da Cidade Mãe de Sergipe, a iniciativa representa um passo significativo na valorização e atualização profissional. Segundo Leandro Nunes, assistente social do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), é fundamental uma educação continuada para profissionais que trabalham em rede, reforçando a conexão com os demais colegas de trabalho, com outras unidades e com o estado e, principalmente, com o público que é atendido pelos serviços. 

“Eu trabalho com o público privado de liberdade e dependo muito dessa atuação integrada, em contato com outros equipamentos e órgãos. Por isso, considero essa iniciativa fundamental e estou muito feliz em participar. Todo aprendizado, daqui para frente, é sempre bem-vindo e válido. Precisamos estar sempre atualizados para oferecer o melhor serviço ao usuário, que é o nosso objetivo final”, adiciona Leandro. 

Leandro Nunes, assistente social do Copemcan - Foto/Érica Xavier 

Hellen Sales, psicóloga no CAPS Valter Correia, também destaca que o projeto “Nós na Rede” se soma a outros investimentos em capacitação já realizados no município. “É interessante perceber essa crescente preocupação do município com a capacitação dos profissionais de Saúde. Este projeto é mais uma das iniciativas já realizadas, trazendo mais qualificação e oportunidades de oferecer serviços com mais assertividade”, finalizou. 

Hellen Sales, psicóloga no CAPS Valter Correia - Foto/Érica Xavier 
Foto/Érica Xavier 

*Foto Capa: Jota Leal

Publicado por Érica Xavier
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade