13/11/2024

Projeto Piloto de Empreendedorismo nas Escolas inspira alunos da Emef Martinho Bravo

Na última terça-feira (12), alunos da Escola Municipal Martinho Bravo, no bairro Rosa Elze, apresentaram os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto piloto de empreendedorismo, promovido pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Semdet) e a Secretaria Municipal de Educação (Semas) de São Cristóvão. A iniciativa teve o objetivo de  estimular jovens a desenvolverem habilidades empreendedoras por meio de atividades práticas, criatividade e colaboração.

O evento reuniu  coordenadores e estudantes, celebrando o sucesso da iniciativa. Durante as atividades do projeto, os alunos participaram de uma "Trilha Jovem Empreendedora" que usou metodologias como design thinking e o uso de metáforas inspiradoras, como super-herois, para ajudar os estudantes a visualizarem seu potencial criativo e empreendedor.

Juciléia Morais, coordenadora do CEMP, destacou a importância da iniciativa, que conecta o ambiente acadêmico com a comunidade. “Esse tipo de atividade é impulsionador para os jovens desenvolverem habilidades que serão valiosas ao longo da vida. A ideia de usar super-heróis como uma metáfora é excelente, especialmente para tornar o aprendizado mais acessível e divertido, permitindo que eles explorem suas próprias capacidades e aprendam a colaborar de maneira eficaz,” ressaltou Juciléia, que também compartilhou planos de expansão do projeto para outras escolas.

Juciléia Morais, coordenadora do CEMP

Após quatro encontros onde foram trabalhados temas importantes para o empreendedorismo, os alunos tiveram a missão de desenvolver uma proposta empreendedora, que contou com a orientação da equipe do CEMP. Nesta terça as propostas foram avaliadas por uma comissão formada por servidores da Semdet, a coordenadora do CEMP e membros da Empresa Júnior de Administração da UFS (EJA). 

Anderson Rezende, coordenador de empreendedorismo da Semdet, destacou a relevância de trabalhar o empreendedorismo com os jovens “É realmente um momento muito importante, especialmente por estarmos focados em jovens que, além de estarem em fase de aprendizado, são também o futuro do município. Queremos que eles vejam o empreendedorismo como uma alternativa promissora, que pode transformar tanto suas vidas quanto a economia local,” comentou Anderson.

Anderson Rezende, coordenador de empreendedorismo da Semdet

Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de explorar suas ideias e colocar a criatividade em prática. Nicole Góis, uma das alunas da equipe vencedora, que propôs a criação de uma plataforma para ajudar pessoas vítimas de bullying nas escolas, descreveu a experiência como enriquecedora: “Foi incrível poder usar nossa criatividade e pensar em formas de ajudar outras pessoas. Trabalhar em equipe sobre um tema como o bullying foi importante porque esse problema afeta muitos colegas.”

Joycelaine Ketlyn, também integrante da equipe vencedora, ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Gostei muito da experiência e de colaborar com meus colegas. Foi bom ver como a gente pode criar algo juntos que faz diferença na escola.”

Alunas que criaram o projeto de empreendedorismo vencedor 

Alexandre Dórea, aluno de Química Industrial e bolsista do CEMP, destacou o impacto da experiência para os próprios universitários envolvidos. “É inspirador ver o impacto que projetos de extensão podem trazer, tanto para os estudantes beneficiados quanto para os próprios bolsistas. A experiência de desenvolver a 'Trilha Jovem Empreendedora' foi enriquecedora para nós, pois tivemos a oportunidade de aplicar uma metodologia inovadora de design, direcionada a uma escola pública,” compartilhou Alexandre.

Alexandre Dórea, aluno de Química Industrial e bolsista do CEMP

Josenito Oliveira, secretário da Semdet, reforçou a importância do programa e destacou o entusiasmo dos alunos. “A ação de 'Educação Empreendedora nas Escolas' é uma iniciativa que busca promover uma cultura empreendedora desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais e abrindo novas perspectivas de trabalho e renda.”

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

Com a entrega de brindes aos participantes e o reconhecimento pelo empenho dos estudantes, o evento marcou o encerramento desta fase do projeto piloto, que já prevê futuras edições e a possibilidade de expansão para outras escolas do município.

Fotos: Heitor Xavier.

Publicado por Jhonny Oliveira
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade