10/12/2024

Projeto Fasc Sustentável realizou coleta de 2,5 toneladas de materiais recicláveis

O Fasc Sustentável, projeto organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e realizado durante a 39ª edição do Festival de Artes de Sergipe (Fasc), superou as expectativas ao registrar um recorde de participação popular. O evento aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro e teve grande sucesso em engajar a comunidade nas ações sustentáveis propostas, refletindo o compromisso da população com a causa ambiental.

Durante os três dias de evento, foram coletados 230 litros de óleo usado e duas toneladas e meia de materiais recicláveis. Além disso, 2.000 brindes, como canecas reutilizáveis e ecobags, foram distribuídos na tradicional "ecotroca", incentivando a troca de resíduos por itens sustentáveis.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Janine Oliveira, destacou que, "além da troca de resíduos, que foi um dos principais atrativos, a Semma também promoveu diversas outras ações sustentáveis antes e durante o Fasc. Dentre elas, destacam-se as iniciativas educativas sobre a redução do uso de plásticos, a orientação sobre práticas de consumo consciente e a promoção de vendas sustentáveis para ambulantes que participaram do evento”, explicou. 

Janine Oliveira, secretária municipal de Meio Ambiente de São Cristóvão/ Foto - Heitor Xavier

Janine ainda destacou a importância de fortalecer as ações de conscientização e expandir a infraestrutura de coleta seletiva para garantir que o Fasc se torne um evento cada vez mais sustentável. “Para fortalecer ainda mais essa iniciativa nos próximos anos, a Semma sugere intensificar as campanhas de conscientização sobre a separação correta de resíduos e o impacto ambiental de nossas ações antes e durante o evento. Além disso, a ampliação da infraestrutura de coleta seletiva e a inclusão de novos pontos de troca de materiais recicláveis são medidas importantes para consolidar o Fasc como referência em práticas ecológicas na região”, concluiu.

O projeto, que está em seu segundo ano, contou com parcerias importantes para sua realização, como o Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju, a Colortex, e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município.

Foto: Juliana Santana

Publicado por Clara Dias
Fotos por Juliana Santana
Personalize suas opções de acessibilidade