Projeto Fasc Sustentável realizou coleta de 2,5 toneladas de materiais recicláveis
O Fasc Sustentável, projeto organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e realizado durante a 39ª edição do Festival de Artes de Sergipe (Fasc), superou as expectativas ao registrar um recorde de participação popular. O evento aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro e teve grande sucesso em engajar a comunidade nas ações sustentáveis propostas, refletindo o compromisso da população com a causa ambiental.
Durante os três dias de evento, foram coletados 230 litros de óleo usado e duas toneladas e meia de materiais recicláveis. Além disso, 2.000 brindes, como canecas reutilizáveis e ecobags, foram distribuídos na tradicional "ecotroca", incentivando a troca de resíduos por itens sustentáveis.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Janine Oliveira, destacou que, "além da troca de resíduos, que foi um dos principais atrativos, a Semma também promoveu diversas outras ações sustentáveis antes e durante o Fasc. Dentre elas, destacam-se as iniciativas educativas sobre a redução do uso de plásticos, a orientação sobre práticas de consumo consciente e a promoção de vendas sustentáveis para ambulantes que participaram do evento”, explicou.
Janine ainda destacou a importância de fortalecer as ações de conscientização e expandir a infraestrutura de coleta seletiva para garantir que o Fasc se torne um evento cada vez mais sustentável. “Para fortalecer ainda mais essa iniciativa nos próximos anos, a Semma sugere intensificar as campanhas de conscientização sobre a separação correta de resíduos e o impacto ambiental de nossas ações antes e durante o evento. Além disso, a ampliação da infraestrutura de coleta seletiva e a inclusão de novos pontos de troca de materiais recicláveis são medidas importantes para consolidar o Fasc como referência em práticas ecológicas na região”, concluiu.
O projeto, que está em seu segundo ano, contou com parcerias importantes para sua realização, como o Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju, a Colortex, e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município.
Foto: Juliana Santana
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente
Estudantes da rede municipal de São Cristóvão transformam materiais recicláveis em peças para desfile no FASC
Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião intersetorial para alinhar organização do FASC 2026