Programa Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para a população de São Cristóvão

A população de São Cristóvão voltou a contar com o Programa Farmácia Popular, um programa do Governo Federal que tem o objetivo de complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Funcionando em São Cristóvão desde junho de 2023, o programa disponibiliza medicamentos de forma gratuita ou, em alguns casos, com preços mais baixos, para a população, tornando-se uma opção além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais.
Julianna Salgado, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, pontua que o Programa da Farmácia Popular do Brasil beneficia milhares de brasileiros com a oferta gratuita de medicamentos básicos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e anticoncepcionais de forma complementar aos disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde.
“Além disso, essas farmácias credenciadas ofertam medicamentos para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas com copagamento, chegando o desconto ser até 90% do valor”, explica.

Julianna Salgado, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município
Obtenção de medicamentos e benefícios
Para que o usuário possa obter medicamentos pelo Programa Farmácia Popular, ele deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, apresentando um documento de identificação oficial com foto e número do CPF, receita médica dentro do prazo de validade e comprovante de residência.

Nos casos da obtenção de fralda geriátrica para incontinência, a documentação apresentada é a mesma, mas é necessário cumprir alguns requisitos: o paciente deve ter idade igual ou acima de 60 anos ou ser pessoa com deficiência, além de precisar apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica. Na hipótese de paciente com deficiência, ainda deve ser apresentada a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) e comprovante de residência.
Já nos casos de pacientes acamados ou impossibilitados de ir até o estabelecimento, o representante legal ou procurador deverá se encaminhar até uma das farmácias credenciadas portando receita médica, documento de identidade e CPF do paciente, junto ao documento de identidade com foto, CPF, declaração por sentença judicial e instrumento público ou particular que outorgue plenos poderes para aquisição de fraldas ou medicamentos junto ao Programa Farmácia Popular.
Além disso, os beneficiários do Programa Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos do programa de forma gratuita. Para retirar, basta que o usuário vá até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O reconhecimento do vínculo do beneficiário será realizado automaticamente pelo sistema.
Conheça as redes credenciadas em São Cristóvão
Confira a lista de medicamentos ofertados gratuitamente pelo programa
Asma:
Diabetes:
Hipertensão:
Confira a lista de medicamentos ofertados em copagamento pelo programa
Anticoncepção
Dislipidemia
Doença de Parkinson
Incontinência
Osteoporose
Rinite
DM II + Doença cardiovascular (>65anos)
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
