Professores de São Cristóvão farão diagnóstico da aprendizagem dos alunos no ano de 2020
A secretária municipal de Educação, Quitéria de Barros, realizou nesta semana diversas reuniões virtuais com professores da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão. O intuito dos encontros foi orientar os docentes para realização do diagnóstico da aprendizagem dos alunos no ano letivo de 2020.
De acordo com a secretária, o objetivo com esse diagnóstico é verificar quais dos alunos da rede de ensino conseguiram realizar as atividades de maneira remota, para que assim a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possa realizar um planejamento visando o ano letivo de 2021.
“Nosso objetivo é terminar o ano letivo de 2020 com atividades remotas, mas com um diagnóstico preciso de como esses alunos chegarão ao próximo ano. Isso tudo é para que nós possamos planejar a oferta na Rede, considerando esses déficits de aprendizagem que os alunos trazem, auxiliando também o professor no processo de ensino”, explica Quitéria.
As reuniões foram feitas de maneira setorizada, por grupos de escola, buscando assim ouvir os professores de toda a Rede. “Nós promovemos um meio para que os professores ouvissem e fossem também ouvidos, para que essa construção se dê de forma coletiva. Nós acreditamos em trabalho e em gestão compartilhada. Queremos fazer um 2021 menos gravoso para o estudante, oferecendo a ele perspectiva de recapitulação de conteúdos e de aprendizagem”.
Reuniões com professores ocorreram de maneira virtual
Planejamento para 2021
Segundo Quitéria a ideia inicial da Semed é trabalhar os conteúdos em cinco bimestres letivos, sendo aplicado o que é conhecido como currículo contínuo.
Isto significa que a organização da oferta de ensino em 2021 irá levar em consideração o currículo que, em virtude da pandemia, não pode ser trabalhado no ano de 2020. “Neste caso é fundamental que o professor entenda como está sua turma e a Rede tenha esse diagnóstico, para que o professor do ano de 2021 tenha o conhecimento de como este aluno está chegando em nível de aprendizagem e até nas interações sociais”, acrescenta Quitéria.
A perspectiva da Semed é promover no próximo ano um ensino híbrido, com atividades presenciais e remotas. “A ideia é que os alunos cumpram suas cargas horárias normais e o professor passe atividades para que o aluno realize em seu contraturno, fazendo assim uma espécie de reforço escolar”, explica.
Reprovação
De acordo com a secretária, neste momento não há o que se falar em reprovação, a menos que o aluno não tenha participado das atividades remotas. Ela explica que o Conselho Nacional de Educação define que não é necessário que se cumpra os 200 dias letivos em 2020, mas a partir do 1° ano, é preciso que se cumpra 800h/aula.
“Esses alunos precisam participar das atividades remotas. Se eles não estão participando, é preciso que a Semed busque eles. Nossa ideia é levar os alunos para as séries seguintes, promovendo estratégias de recapitulação, de acordo com suas necessidades, definindo um currículo prioritário e um currículo contínuo para 2021 que contemple os objetivos da aprendizagem da série anterior e da posterior”, finaliza a secretária.
Recentes
Notícias recentes de Educação
Estudantes da rede municipal de São Cristóvão transformam materiais recicláveis em peças para desfile no Fasc
Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião intersetorial para alinhar organização do Fasc 2026