Procissão do Fogaréu não será realizada este ano em São Cristóvão

A tradicional procissão do Fogaréu não será realizada este ano em São Cristóvão. A tradição católica que simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo, seria realizada nesta quinta-feira Santa (14). A encenação que comumente acontece na mesma data também não irá ocorrer neste ano.
De acordo com o Grupo G12, organização responsável pelo evento no município, a suspensão da atividade neste ano está relacionada ao fato de que o município ainda não atingiu a marca de 75% da população imunizada com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O percentual apontado pelo Governo Estadual como obrigatório para realização eventos abertos com grande quantidade de público.
Ainda conforme o G12, “também tivemos muita dificuldade em reunir o grupo por ainda estarmos vivenciando este momento pandêmico”.
A procissão
Trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII, a Procissão do Fogaréu é uma tradição da Igreja Católica e se tornou uma das principais manifestações culturais de São Cristóvão. A celebração acontece anualmente, toda quinta-feira da Semana Santa, como uma encenação dos momentos finais da vida de Jesus Cristo.

Na década de 1960, a realização da procissão foi interrompida por ordens do Frei Fernandes, pois, segundo ele, os participantes haviam perdido a compreensão do simbolismo do ato religioso, sendo retomada em 1978. Na Procissão do Fogaréu, mais de 250 homens caminham pelas ruas escuras da cidade segurando tochas e procurando por Jesus, simbolicamente.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
