19/06/2024

Prefeitura realiza posse do primeiro Grêmio Escolar da rede municipal de São Cristóvão

Na manhã desta quarta-feira (19), a Emef Gina Franco foi palco da cerimônia de posse do primeiro Grêmio Escolar da rede municipal de ensino de São Cristóvão. O evento, organizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a presença de diversos representantes da comunidade escolar e de órgãos municipais.

A cerimônia teve início com a fala do coordenador da Juventude da Semas, Caio Graco, idealizador da iniciativa, que enfatizou o papel do grêmio na construção de um ambiente escolar mais participativo. "Este é o primeiro Grêmio Estudantil formado na rede municipal, um marco histórico. Sensibilizamos os alunos, estabelecemos parcerias com a escola e o conselho tutelar, e enfrentamos desafios burocráticos com editais e oficinas de cartazes para as chapas. Foram cinco chapas inscritas e uma votação expressiva. A chapa 'Jovens Brilhantes' foi eleita para liderar o Grêmio Estudantil, enquanto a chapa 'Top Sete' assumiu o papel de conselho consultivo, com funções fiscalizadoras e de apoio", explicou Caio.

Caio Graco, coordenador da Juventude da Semas

Em seguida, Lucianne Rocha, secretária municipal da Semas, esteve presente e falou sobre a importância da juventude para o futuro do município, enfatizando a capacidade da gestão ativa de envolver os alunos nas discussões do ambiente escolar e da sociedade. "Hoje eu sou profissional, mas já passei por diversas experiências de representação estudantil. Acredito que nossa voz deve ser ouvida e é responsabilidade dos gestores garantir esse espaço de fala. Este projeto é uma forma de a escola dizer que vai dar voz aos estudantes, discutir problemas de forma coletiva, ouvindo aqueles que representamos”, declarou.

Lucianne Rocha, secretária da Semas

A secretária da Semed, Deise Barroso, destacou a importância do grêmio estudantil como uma ferramenta democrática para ouvir críticas, elogios e reivindicações dos estudantes, fortalecendo o ambiente educacional. "Vocês não imaginam a força que têm para mudar a sociedade, para mudar o mundo. Aqui, estamos próximos dos alunos, orientando e muitas vezes repreendendo. Agradeço imensamente por vocês estarem aqui hoje, sendo pioneiros nessa iniciativa. Queremos ampliar essa experiência para todas as escolas, promovendo a democracia e dando voz aos alunos, porque todos nós trabalhamos para vocês, os alunos. Sem vocês, não haveria escola”, destacou.

Deise Barroso, secretária da Semed,

A gestora da escola, Nadja Ivone, destacou a importância histórica do primeiro Grêmio Estudantil na rede municipal de São Cristóvão, especialmente por ter sido estabelecido na Emef Gina Franco. "Estou extremamente feliz com este marco. Este grêmio representa a essência da gestão democrática na escola. Os alunos estão iniciando uma nova fase, contribuindo ativamente para moldar o futuro da escola. Eles terão voz ativa para defender seus interesses, tornando-se verdadeiros protagonistas de sua educação”, pontuou.

Nadja Ivone, gestora da Emef Gina Franco

O evento também contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Atenção Psicossocial, além dos alunos, que acompanharam atentamente cada pronunciamento.

Alunos integrantes do grêmio

Ana Alice, presidente da chapa vencedora "Alunos Brilhantes", expressou sua gratidão e entusiasmo ao assumir o cargo. "Com o Grêmio Estudantil, o Gina vai evoluir cada dia mais e vamos ajudar na melhoria do ensino, fortalecendo nossa escola. Faremos o nosso melhor para colocar o Gina em primeiro lugar. Trouxemos propostas como gincanas educativas, que não interferem nos estudos dos alunos, mas são do interesse deles. É uma maneira de aprender brincando e descontrair um pouco", disse Ana Alice.

Ana Alice, presidente do Grêmio Estaudantil

Maria Vitória, vice-presidente do grêmio e representante da chapa "Top 7", segunda colocada na votação, destacou a importância da união entre as chapas para o bem comum da escola. "Devemos nos comprometer a trabalhar com dedicação e respeito em nossa escola. Decisões devem ser tomadas de maneira justa e democrática, visando o benefício de toda a comunidade escolar. Estamos aqui para ouvir, aconselhar, colaborar e manter sempre o foco, principalmente nos estudos", ressaltou.

Maria Vitória, vice-presidente do Grêmio Estudantil

Fotos: Clara Dias