Prefeitura realiza posse do primeiro Grêmio Escolar da rede municipal de São Cristóvão
Na manhã desta quarta-feira (19), a Emef Gina Franco foi palco da cerimônia de posse do primeiro Grêmio Escolar da rede municipal de ensino de São Cristóvão. O evento, organizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a presença de diversos representantes da comunidade escolar e de órgãos municipais.
A cerimônia teve início com a fala do coordenador da Juventude da Semas, Caio Graco, idealizador da iniciativa, que enfatizou o papel do grêmio na construção de um ambiente escolar mais participativo. "Este é o primeiro Grêmio Estudantil formado na rede municipal, um marco histórico. Sensibilizamos os alunos, estabelecemos parcerias com a escola e o conselho tutelar, e enfrentamos desafios burocráticos com editais e oficinas de cartazes para as chapas. Foram cinco chapas inscritas e uma votação expressiva. A chapa 'Jovens Brilhantes' foi eleita para liderar o Grêmio Estudantil, enquanto a chapa 'Top Sete' assumiu o papel de conselho consultivo, com funções fiscalizadoras e de apoio", explicou Caio.
Em seguida, Lucianne Rocha, secretária municipal da Semas, esteve presente e falou sobre a importância da juventude para o futuro do município, enfatizando a capacidade da gestão ativa de envolver os alunos nas discussões do ambiente escolar e da sociedade. "Hoje eu sou profissional, mas já passei por diversas experiências de representação estudantil. Acredito que nossa voz deve ser ouvida e é responsabilidade dos gestores garantir esse espaço de fala. Este projeto é uma forma de a escola dizer que vai dar voz aos estudantes, discutir problemas de forma coletiva, ouvindo aqueles que representamos”, declarou.
A secretária da Semed, Deise Barroso, destacou a importância do grêmio estudantil como uma ferramenta democrática para ouvir críticas, elogios e reivindicações dos estudantes, fortalecendo o ambiente educacional. "Vocês não imaginam a força que têm para mudar a sociedade, para mudar o mundo. Aqui, estamos próximos dos alunos, orientando e muitas vezes repreendendo. Agradeço imensamente por vocês estarem aqui hoje, sendo pioneiros nessa iniciativa. Queremos ampliar essa experiência para todas as escolas, promovendo a democracia e dando voz aos alunos, porque todos nós trabalhamos para vocês, os alunos. Sem vocês, não haveria escola”, destacou.
A gestora da escola, Nadja Ivone, destacou a importância histórica do primeiro Grêmio Estudantil na rede municipal de São Cristóvão, especialmente por ter sido estabelecido na Emef Gina Franco. "Estou extremamente feliz com este marco. Este grêmio representa a essência da gestão democrática na escola. Os alunos estão iniciando uma nova fase, contribuindo ativamente para moldar o futuro da escola. Eles terão voz ativa para defender seus interesses, tornando-se verdadeiros protagonistas de sua educação”, pontuou.
O evento também contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Atenção Psicossocial, além dos alunos, que acompanharam atentamente cada pronunciamento.
Alunos integrantes do grêmio
Ana Alice, presidente da chapa vencedora "Alunos Brilhantes", expressou sua gratidão e entusiasmo ao assumir o cargo. "Com o Grêmio Estudantil, o Gina vai evoluir cada dia mais e vamos ajudar na melhoria do ensino, fortalecendo nossa escola. Faremos o nosso melhor para colocar o Gina em primeiro lugar. Trouxemos propostas como gincanas educativas, que não interferem nos estudos dos alunos, mas são do interesse deles. É uma maneira de aprender brincando e descontrair um pouco", disse Ana Alice.
Maria Vitória, vice-presidente do grêmio e representante da chapa "Top 7", segunda colocada na votação, destacou a importância da união entre as chapas para o bem comum da escola. "Devemos nos comprometer a trabalhar com dedicação e respeito em nossa escola. Decisões devem ser tomadas de maneira justa e democrática, visando o benefício de toda a comunidade escolar. Estamos aqui para ouvir, aconselhar, colaborar e manter sempre o foco, principalmente nos estudos", ressaltou.
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo