Prefeitura oferece orientações para atualização ou criação de cadastros no Mapa Cultural de Sergipe
Por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a gestão municipal de São Cristóvão estará realizando neste mês de julho um mutirão com orientação para novos cadastros e atualização de cadastros já existentes no Mapa Cultural de Sergipe. A iniciativa carrega o objetivo de mitigar futuras dificuldades que os agentes culturais do município poderão enfrentar para concorrer aos chamamentos públicos que a Fumctur promoverá nos próximos anos. A programação terá início dia 13 e seguirá por mais 5 dias.
As inscrições para os chamamentos públicos acontecerão via Mapa Cultural de Sergipe, que se trata de uma plataforma digital que tem como propósito registrar e promover a diversidade cultural de uma determinada região. Nele, artistas, grupos culturais, produtores e agentes culturais podem cadastrar suas atividades e projetos, criando um banco de dados abrangente e atualizado sobre a vida cultural da cidade.
O mutirão será uma maneira efetiva de fomentar a participação ativa da comunidade na construção do cenário cultural da cidade. Ao promover o cadastro e a atualização dos dados no Mapa Cultural, a prefeitura está incentivando os artistas e agentes culturais a terem uma maior visibilidade e, consequentemente, a terem mais oportunidade de exposição e colaboração. De acordo com o assessor administrativo da Fumctur, Neto Astério, o acesso à internet e o conhecimento das novas tecnologias não está disponível a toda população, mas, ainda assim, a virtualidade possibilita facilidades, sendo esta a melhor opção para propagar e armazenar informações.
“Com a Lei Paulo Gustavo, a arte e a cultura em São Cristóvão receberão aproximadamente R$800 mil, e com a Lei Aldir Blanc II, receberemos recursos de maneira contínua, por cinco anos, até o ano de 2027. Assim sendo, precisamos profissionalizar o setor artístico e cultural no município e, dentro deste escopo, a plataforma que estaremos inicialmente disponibilizando para inscrições e acesso à informações, será o Mapa Cultural de Sergipe. Para aquelas pessoas que possuem dificuldades com a plataforma, o Mutirão será essencial neste sentido”, complementa Neto.
Manifestação de interesse
O mutirão acontecerá nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho, às quintas e sextas das 09h às 13h, no Paço Municipal localizado no Centro Histórico. Para aqueles que se interessarem, o agendamento tem que ser prévio via WhatsApp oficial da Diretoria de Arte e Cultura através do contato (79) 9 8131- 5293. Vale ressaltar que os atendimentos acontecerão de forma individual, com recursos humanos para receber até 10 agendamentos por dia.
A documentação específica estará nos chamamentos públicos que ainda estão por vir. No entanto, neste primeiro momento, os agentes culturais precisarão apresentar as seguintes documentações: RG (frente e verso) e CPF, comprovante de endereço, comprovações artísticas, fotos promocionais e endereço de e-mail. Caso o interessado não possua os documentos citados, a Diretoria de Arte e Cultura disponibilizará um suporte inicial.
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura