21/06/2024

Prefeitura inicia cursos de capacitação profissional em parceria com Senai e Senar

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), deu início nesta semana aos cursos de qualificação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao todo, foram 116 vagas distribuídas entre cinco cursos.

Os cursos fazem parte do projeto da gestão municipal que tem como objetivo principal qualificar a população que busca um novo emprego ou que deseja investir em seu próprio negócio. “Uma das políticas públicas da nossa administração é a capacitação profissional, notadamente dos jovens, porque com isso conseguimos possibilitar que eles tenham mais conhecimento e assim consigam mais oportunidades no mercado de trabalho”, explica o secretário da Semdet, Josenito Oliveira.

Somente no ano passado foram mais de 500 sancristovenses beneficiados pela iniciativa da Prefeitura e das entidades parceiras. Além dos cursos que estão sendo ofertados atualmente, a Prefeitura já está iniciando a preparação de novos cursos para o próximo semestre, como detalha a diretora do trabalho da Semdet, Neusa Malheiros.

“Estamos buscando trazer em breve novos cursos em parceria com Senar, Sebrae e com o Sest/Senat, que fechamos parceria recentemente e vamos capacitar 30 mototaxistas. Do ponto de vista da qualificação profissional, o município vem investindo no sentido de preparar a população para as oportunidades de emprego que estão chegando no município junto às empresas locais e as que estão se instalando no município”, informa.

Josenito Oliveira e Neusa Malheiros, secretário e diretora da Semdet, respectivamente

Senai

Com duração prevista até o mês de agosto, os cursos de Eletricista Instalador Predial Básico, Marcenaria Moderna, Auxiliar de Padeiro e Auxiliar de Confeiteiro ofertados pelo Senai estão sendo realizados nas carretas que estão localizadas no Centro Histórico da cidade.

Thaís Barbosa, instrutora de alimentos do Senai, é a responsável pelas aulas no curso de Auxiliar de Padeiro, e explica que as atividades são divididas em dois módulos, sendo a parte teórica com 60 horas de duração e a prática com 100 horas.

“Nesta primeira etapa eles vão aprender boas práticas de fabricação, segurança do trabalho, planejar a produção, além de entender alguns aspectos dos ingredientes e que efeito eles farão no final da produção. Já na segunda fase, eles colocarão a mão na massa de fato e vão fazer tudo que tem na padaria como o pão cilindro, pão carteira, bolachão, e o carro-chefe que é o pão francês”, detalha a instrutora.

Thaís Barbosa, instrutora de alimentos do Senai

Maria Valdirene é uma das estudantes do curso. Para ela, essa é uma grande oportunidade para os moradores da cidade. “É de suma importância a preocupação que a Prefeitura está tendo com a população. Aqui, temos pessoas mais experientes que vieram buscar mais conhecimentos e se aprofundar ainda mais em suas áreas, além dos alunos que ainda não têm tanta experiência, mas que agora, através dessa oportunidade, podem pensar em abrir seus próprios negócios no ramo”, comenta.

Maria Valdirene, aluna. Foto: Yago de Andrade

Senar

Já o curso Boas Práticas na Fabricação de Produtos Lácteos, ofertado pelo Senar, possui duração de 24h, sendo dividido em três dias, sendo dois práticos e um teórico. Nas aulas, os 17 alunos matriculados puderam aprender sobre a produção de produtos derivados do leite, como iogurte e diversos tipos de queijo.

Segundo a instrutora Glades Góes, o objetivo do curso é capacitar os alunos para que eles consigam produzir esses produtos e comercializá-los de maneira segura, sem causar danos à saúde do consumidor. “Eles aprendem aqui no curso as etapas de manipulação de higiene pessoal, higiene dos equipamentos, utensílios e os diversos produtos, ou seja, aqui eles saem capacitados para fabricar queijos artesanais, iogurte, bebida láctea, requeijão e alguns derivados lácteos”.

Glades Góes, instrutora do Senar

Ela também ressalta a importância da parceria entre Senar e Prefeitura visando a capacitação dos moradores da cidade. “O Senar vem capacitar os produtores com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida tanto econômica como social. Muitos daqui não tiveram a oportunidade de fazer um curso e estão fazendo para entrar na área, e outros que já trabalham no ramo podem ter mais conhecimento para aprimorá-lo”.

Essa importância também é destacada pelo agente mobilizador da Sala do Produtor Rural, Edyjhon Nascimento dos Santos. “Aqui nós temos um grupo variado de pessoas, que vai desde o pequeno produtor até comerciantes que estão querendo desenvolver o seu próprio produto para comercializar no município. Então esse curso vem para agregar ainda mais para essas pessoas e funciona como um grande incentivo para elas”.

Agente mobilizador da Sala do Produtor Rural, Edyjhon Nascimento

Uma das alunas do curso é a produtora rural e moradora do Acampamento Emília Maria, Dulciene Rodrigues. Ela conta que ficou sabendo da capacitação através da equipe da Sala do Produtor Rural e logo decidiu se inscrever. “É um curso muito bom e que vai ser muito importante para nós do acampamento, porque com ele vamos poder continuar produzindo para as nossas famílias e também adquirir renda com isso”, acredita.

Produtora rural e moradora do Acampamento Emília Maria, Dulciene Rodrigues

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Yago de