Prefeitura e UFS promovem inclusão e desenvolvimento através do esporte

No último sábado (07), aconteceu mais uma edição do Festival Paralímpico, uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e prefeituras municipais, incluindo a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O evento reuniu mais de 70 crianças de São Cristóvão, que participaram de atividades nas modalidades Bocha, Badminton e Atletismo, vivenciando o esporte de maneira inclusiva e lúdica.
Ailton Oliveira, coordenador do Festival Paralímpico da UFS, explicou que o evento é patrocinado pelas Loterias Caixa e realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em mais de mil cidades de todo o Brasil. “O Festival Paralímpico é uma grande oportunidade para crianças e adolescentes com deficiência vivenciarem experiências motoras e esportivas, com o objetivo de motivá-los e mostrar como o esporte pode ser benéfico em suas vidas. A UFS, como um núcleo desse projeto, realiza esse evento em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, oferecendo aos alunos da rede municipal a chance de conhecer e experimentar estas diferentes modalidades”, explicou.

De acordo com Alberto Tadeu, chefe de gabinete da Semel, este é o quarto Festival Paralímpico com a participação da cidade. Ele destacou a importância do evento para a inclusão social, oferecendo às crianças com deficiência a oportunidade de conhecer as modalidades paralímpicas. “O evento tem como objetivo proporcionar às crianças a chance de se envolverem com o esporte de forma gratuita, promovendo a inclusão social. Elas se divertem e se destacam, explorando novas possibilidades e descobrindo habilidades, tudo de uma forma lúdica e prazerosa”, pontuou.

Entre as participantes estava Ana Beatriz dos Santos, de 9 anos, estudante do quarto ano da rede municipal de São Cristóvão. Ela relatou a felicidade em participar mais uma vez do campeonato. “Eu gosto muito de jogar badminton e peteca. É a terceira vez que eu participo, e estou me divertindo muito!”, contou.

.jpeg)
A mãe de Ana, Elisanea Evangelista dos Santos, autônoma, também comentou sobre o impacto positivo do evento na vida da sua filha. “Esse evento é uma grande oportunidade para ela conhecer diferentes modalidades esportivas e se desenvolver ainda mais. Gostaria, inclusive, de agradecer à gestão por ela ter dado um salto significativo no aprendizado. Tenho muito a agradecer pela inclusão na educação e por toda essa estrutura que eles proporcionaram, pelo incentivo ao esporte, pois acredito que isso vai ajudá-la a descobrir novas habilidades e, quem sabe, pode se tornar uma atleta no futuro”, disse.

Maria Andréa, dona de casa e mãe de Joana, uma das participantes, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento de sua filha. “Essa é a primeira vez que ela participa, e achei muito importante, pois são atividades que ajudam no desenvolvimento físico e na energia que eles têm. É gratificante ver as crianças em um ambiente tão acolhedor, onde podem interagir com outras pessoas com o mesmo nível de deficiência, e sentir-se integrados. Os professores são muito simpáticos, e nós, pais, ficamos muito felizes com a organização e o cuidado que eles têm com nossas crianças”, afirmou Maria Andréa.


Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
