Prefeitura e Senac dialogam para promover cursos de capacitação para os sancristovenses
Com intuito de promover cursos de capacitação para os moradores do município, a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fundact) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião com o gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson Dias.
Inicialmente, as tratativas visam trazer capacitações voltadas para a área do turismo e cultura, a exemplo do curso de manipulação e higienização de alimentos, e atendimento ao cliente. O intuito, segundo a presidenta da Fundact, Paola Santana, é que os comerciantes locais estejam capacitados para acolherem os turistas nos próximos anos.
Além destes dois cursos, a intenção é levar capacitações também para comunidades tradicionais, como é o caso da Ilha Grande, onde o município tem apoiado o turismo de base comunitária. “A ideia é que esses cursos sejam ofertados gratuitamente aqui no município. A Prefeitura irá oferecer a estrutura e o Senac vem com os profissionais para habilitar as pessoas que irão participar”, explicou a presidenta da Fundact, Paola Santana.
Presidenta da Fundact, Paola Santana
O gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson Dias, destacou que irá levar as demandas discutidas na reunião para verificar a viabilidade de ofertá-las em São Cristóvão. “Entendemos que pós-pandemia, os turistas que vierem a essa cidade também estarão verificando com mais carinho situações como a manipulação dos alimentos e o atendimento em bares e restaurantes. Vamos ver a possibilidade de atender a esse determinado público”, informou o gerente.
A secretária da Semast, Lucianne Rocha, também vê o diálogo com o Senac como positivo. De acordo com ela, alguns cursos da instituição podem ser disponibilizados às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
“Queremos fortalecer a parceria com essa instituição que é conceituada e que possui um leque diversificado de cursos. Nossa intenção é junto ao Senac, ofertar cursos que venham a dar opções as famílias do município visando a melhoria das atividades que já exercem ou opções para que eles possam superar vulnerabilidade delas através da geração de renda, se qualificando e identificando opções para isso”, apontou a secretária.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura
São Cristóvão realiza VIII Seminário das Culturas Populares com destaque para brincadeiras tradicionais voltadas ao público jovem
VIII Seminário das Culturas Populares de São Cristóvão acontece na próxima quinta-feira (20)