17/02/2025

Prefeitura e Polícia Militar realizam reunião de alinhamento para esquema de segurança do Carnaval dos Carnavais 2025

O tradicional Carnaval dos Carnavais inicia neste fim de semana e a Prefeitura de São Cristóvão, por meio das secretarias responsáveis pela realização do evento, juntamente com a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) para alinhar os últimos ajustes acerca do esquema de segurança, saúde e demais ações efetivas para que seja um evento pacífico e de grande diversão para os sancirstovenses. 

O objetivo desta reunião de alinhamento é que fosse discutido e ajustado os planejamentos de acordo com a demanda do evento e do público que geralmente é atraído, além da apresentação da programação geral. Fizeram-se presentes representantes das secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Assistência Social, Defesa Social, além do Gabinete do Prefeito e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo. 

Para o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, a reunião é um momento de alinhar todos os pontos estratégicos que precisam ser eficazes na realização do evento, considerando as experiências anteriores. “Estamos nos preparando para mais um grande Carnaval em nossa cidade, garantindo organização, segurança e diversão para todos. O alinhamento entre nossas equipes e a PM é de suma importância para colocar em pauta as experiências dos anos anteriores, aprimorando o que deu certo e ajustando de forma mais eficaz aquilo que precisa ser melhorado.”

Júlio Nascimento, prefeito da cidade, no centro da foto 

De acordo com o diretor municipal de Eventos, Lauro Francis, essa é uma etapa importante que é realizada habitualmente para todos os eventos da cidade. “O alinhamento e os ajustes com todos os envolvidos no evento são essenciais para mantermos o mesmo padrão de organização das edições anteriores, garantindo uma festa segura e voltada à diversão para todos que prestigiam e usufruem do lazer promovido pela Prefeitura.”

Lauro Francis, diretor de eventos 

Segurança e Saúde

Neste ano, a Secretaria de Defesa Social integrou à realização do evento que, em conjunto com demais órgãos de segurança, traçaram planejamento de segurança para que as festividades sejam feitas de forma pacífica do início ao fim. “Estaremos alinhados com as forças de segurança do estado, além de entrarmos com um efetivo da SMTT/SC para acompanhar os blocos, fazer o isolamento das ruas e garantir um trânsito seguro com desvios de seguranças para os foliões”, garantiu o secretário municipal da Defesa Social, José Moura Neto. 

José Moura Neto, secretário municipal da Defesa Social

O intuito é que a Polícia Militar possa dar o suporte à programação oficial que compõe o evento promovido pela Prefeitura, mas também possa estar presente nos blocos de carnaval que acontecerão nos bairros e povoados da cidade. O representante da PM/SE, Major Almeida, afirma que o planejamento do esquema de segurança para este ano já está pronto, e que estas reuniões são essenciais para ajustes e alinhamentos junto à Prefeitura. “São ações específicas que são ajustadas nestas reuniões, uma forma de organizar melhor nosso planejamento e oferecer um serviço de excelência para o evento”. 

Major Almeida

Major Almeida também acrescentou que o planejamento deste ano foi baseado no histórico dos anos anteriores. “Além disso, o planejamento operacional foi planejado com base na demanda de público, considerando fatores como efetivo disponível, local do evento, tipo de atrações e quantidade de público esperado. Esses elementos determinam o tipo de policiamento a ser empregado em cada situação”, afirma. 

Além do policiamento ordinário, utilizado recorrentemente em São Cristóvão, o planejamento de segurança inclui equipes especializadas para atender necessidades específicas, como seguranças de trânsito e abordagens em áreas periféricas, visando a segurança da população. 

Em relação ao planejamento da Saúde, Jolene Feitosa, gerente da Urgência 24h, compartilha as iniciativas tomadas especialmente para este evento, tanto no Centro Histórico quanto na região do Eduardo Gomes. “Aqui no Centro Histórico teremos uma ambulância de apoio fixa na Praça São Francisco com motorista e técnico de enfermagem. Já no Eduardo Gomes, o ponto ficará na Urgência 24h que fica próximo ao local do evento, com reorganização da equipe no intuito de dar todo o suporte necessário neste carnaval”. 

Jolene Feitosa, gerente da Urgência 24h

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade