Prefeitura e IBGE realizam reunião para discutir sobre aglomerados subnormais do município

Foi realizada na manhã desta terça-feira (26), no Paço Municipal, a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de São Cristóvão e representantes de diversas comunidades da cidade, com o objetivo de discutir questões acerca dos aglomerados subnormais que compõem o território do município.
Representando o Instituto, o coordenador da área de São Cristóvão, Lucas Rodrigues, durante o encontro foram validadas as informações que o IBGE coletou em 2018 sobre os aglomerados subnormais do município, que se caracterizam por ser ocupações irregulares de terrenos e que, em geral, possuem um padrão urbanístico irregular. Em São Cristóvão, conforme o levantamento do IBGE, 14 comunidades foram identificadas com essas características.
“A nossa finalidade hoje é validar algumas informações que foram coletadas em 2018, já que se passaram cinco anos desde então, e algumas classificações poderiam não mais corresponder à realidade. Junto às comunidades e a Prefeitura, nós tentamos validar se esses locais se caracterizam como invasão, loteamento irregular, ou outra denominação, e se a nomenclatura utilizada pelo IBGE é a mesma que os comunitários e o município utilizam hoje”, explicou o coordenador.

Um dos secretários presentes no encontro foi Júlio Júnior, responsável pela pasta da Infraestrutura, que destacou que o conteúdo apresentado pelo IBGE dialoga com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seminfra. “Coincidentemente nós estamos elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e o IBGE apresentou hoje dados importantes que serão utilizados nesse processo de construção. Nós estamos justamente na fase do levantamento de dados e a partir disso nós faremos um planejamento para cumprir as metas da ODS”.
Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana reforçou a importância de manter o diálogo com o IBGE, e enfatizou que os dados obtidos por meio do Censo Demográfico contribuirão para o planejamento do município nos próximos anos. “Nós já estamos trabalhando todo nosso planejamento dentro dos Objetivos do ODS, e no próximo ano, com as informações do IBGE, a base do Plano Plurianual que será desenvolvido em 2024”, apontou o gestor.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Prefeitura de São Cristóvão entrega as primeiras 49 escrituras do programa Moradia Legal para moradores do loteamento Portelinha

Engenheiro Civil Matheus Carvalho toma posse como secretário de Infraestrutura de São Cristóvão
