23/12/2025

Prefeitura de São Cristóvão torna público edital para novas contratações do Programa de Aprendizagem com inscrições a partir de 06 de janeiro

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou edital para novas contratações do Programa de Aprendizagem, que possui o objetivo de ampliar oportunidades, garantir acesso à informação e fortalecer políticas públicas direcionadas à juventude sancristovense. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 06, 07 e 08 de janeiro. 

As inscrições serão realizadas de forma presencial das 09h às 14h, em dois pontos do município: no auditório do Paço Municipal, localizado na Praça São Francisco, Centro Histórico da cidade; e na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, situada na Rua Horácio Souza Lima, nº 148, no bairro Rosa Elze. 

Para a secretária municipal da Assistência Social, Lucianne Rocha, a iniciativa vem sendo transformadora em São Cristóvão. “Este programa é uma ferramenta fundamental de transformação social, porque cria oportunidades reais para que nossos jovens tenham acesso à formação, à qualificação e ao primeiro contato com o mundo do trabalho. Ele contribui diretamente para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da permanência dos jovens na escola, além de reduzir desigualdades e ampliar perspectivas de futuro para quem muitas vezes enfrenta barreiras sociais e econômicas.”

Lucianne Rocha, secretária municipal da Assistência Social 

Os candidatos que desejarem participar, devem estar munidos da documentação exigida no edital conforme sua faixa etária. Para os jovens com idade entre 14 e 17 anos deverão apresentar foto 3x4, RG ou Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, comprovante de residência atualizado, declaração e boletim escolar, além da Carteira de Trabalho (CTPS), seja no formato físico ou digital. 

Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal apresentando toda sua documentação, comprovante de residência e a folha resumo do CadÚnico. Além disso, também poderão ser solicitadas certidões de nascimento dos filhos ou de casamento, quando for o caso. Jovens acompanhados pela rede socioassistencial do município devem apresentar declaração comprobatória emitida por equipamentos como CRAS, CREAS, Abrigo, Conselho Tutelar ou CadÚnico.

Já para os candidatos com idade de 18 a 24 anos incompletos, devem apresentar documentação semelhante, incluindo foto 3x4, documentos pessoais, comprovante de residência, declaração de vínculo estudantil, boletim escolar, CTPS, folha resumo do CadÚnico e, para candidatos do gênero masculino, a Carteira de Reservista. Assim como para os mais jovens, aqueles acompanhados pela rede socioassistencial deverão apresentar a declaração comprobatória.

Foto: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade