Prefeitura de São Cristóvão segue com campanha de vacinação nas escolas até 31 de maio

Com o suporte do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou a estratégia de vacinação nas escolas, após aderir à proposta promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. A campanha foi iniciada em 1º de abril e segue até 31 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, público que ainda apresenta certa resistência em procurar as unidades de saúde. Nessa terça-feira (20), a EMEF Pedro Amado foi a escola contemplada pela vacinação.


De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Ana Therezinha Marques, a iniciativa visa, além de ampliar a cobertura vacinal, prevenir doenças imunopreveníveis e promover educação e saúde nos espaços das escolas, visto que a vacinação é realizada para todo corpo escolar, ou seja, para os alunos da faixa etária, mas para os servidores da escola também.
“Embora já realizemos ações nas escolas com frequência, essa campanha veio para intensificar esse trabalho dentro de um período determinado. O público-alvo abrange crianças e adolescentes de até aproximadamente 15 anos, e isso é mais do que apenas verificar a caderneta de vacinação, o foco é aplicar as vacinas, utilizar o ambiente escolar como um espaço de conscientização, combater as fake news e reforçar a importância da vacinação”, complementa a coordenadora de Imunização.

A coordenadora afirma ainda que é aproveitada a oportunidade para aplicar vacinas diversas e atualizar o calendário desses públicos. São fornecidas vacinas como a do HPV, meningite, febre amarela, covid e influenza.
A equipe responsável pela ação na EMEF Pedro Amado é da Unidade Básica de Saúde (UBS) Raimundo Aragão. Para a enfermeira Catiane Nascimento, a iniciativa se torna ainda mais relevante porque a faixa etária atendida pela escola está incluída no grupo prioritário. Ela destaca a ação como uma das estratégias de busca ativa realizadas pela gestão. “Aproveitamos o momento para atualizar o cartão de vacinação daqueles que estavam com alguma dose em atraso. Além disso, trouxemos a vacina contra a influenza, que faz parte de uma campanha importante, já que as crianças são um dos grupos prioritários. Mas, para além disso, a vacinação não foi voltada apenas para os alunos, mas também para todos os funcionários da escola, pois é essencial que todos se previnam”.



A pedagoga Adriana Leite enxerga a ação como uma iniciativa especial e gratificante. “É uma forma de prevenção especialmente para aquelas crianças cujas mães, muitas vezes, não têm tempo de levá-las até o posto de saúde, bem como nós funcionários. Portanto, trazer a vacinação para dentro da escola é uma grande oportunidade para que essas crianças possam ficar com as vacinas em dia, prevenir é sempre o melhor caminho”.

A gestora da EMEF Pedro Amado, Clarissa Bezerra, afirma que a importância dessa estratégia vai além do discurso, na prática, a conexão entre os setores da saúde e da educação é essencial e um acerto é caminhar juntas. “Para nós, da escola, facilita muito, porque temos a certeza de que a criança está sendo imunizada e a vacina é um direito. Também é uma forma de garantir a prevenção de algumas doenças. Por exemplo, a gripe: com a vacina, conseguimos evitar surtos dentro do ambiente escolar. Além disso, a escola passa a ser um ponto de apoio para a vacinação não só das crianças, mas também dos pais. Ou seja, se transforma em mais um local de acesso à imunização”.


Emanuele Santos, estudante, não pensou duas vezes e foi se cuidar; apresentando a declaração assinada pelo responsável legal, ela voltou para casa imunizada e contente. “Eu gostei de tomar vacina, não doeu! Acho muito importante todas as crianças tomarem, evitar ficar doente e é bom pra saúde”.


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Vacinação contra Influenza é ampliada para todos os públicos em São Cristóvão

Prefeitura de São Cristóvão segue com campanha de vacinação nas escolas até 31 de maio
