Prefeitura de São Cristóvão renova termo de cooperação com o Programa Educar PRF
Na tarde desta terça-feira (02), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), renovou por mais um ano a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para a retomada do projeto Educar PRF. As atividades realizadas nas escolas do município tem o objetivo de fortalecer a educação para o trânsito entre comunidade escolar e civil.
A iniciativa vem sendo realizada desde 2021 em todas as escolas do município, e integra blitz educativas, palestras e atividades em sala de aula, com a intuição de envolver os professores no processo de conscientização. As ações vem trazendo pontos positivos, como aborda Roseleny Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Trânsito e Transporte (Setran).
“Conseguimos observar resultados muito positivos, como a melhora na frequência escolar, maior assiduidade na realização das tarefas, avanço na leitura e na escrita, além de mudanças de comportamento por parte dos alunos. Muitos passaram a se recusar a ir de carro com pais que haviam ingerido bebida alcoólica, a não deixar de usar o cinto de segurança e a não subir em motos sem capacete”, destaca Roseleny.
Queiroz Souza, agente da PRF, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de São Cristóvão: “É com muita satisfação que a PRF se soma, mais uma vez, ao município de São Cristóvão, reforçando uma parceria que já foi um sucesso há cerca de um ano, com a execução do projeto Educar PRF. Este ano, vamos repetir a iniciativa, abordando a educação para o trânsito junto às crianças, aos adultos e a toda a comunidade escolar”.
O projeto Educar PRF tem execução no município junto a Setran e já conta com a ferramenta educativa Conexão DNIT desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e neste ano o terá o apoio da Guarda Civil Municipal, como aborda o Major Ademir Pantaleão, comandante da GCM. "É uma grande satisfação para a Guarda Municipal participar, pela primeira vez, deste programa que já é um sucesso em São Cristóvão. Nossa presença vem para somar e contribuir cada vez mais com a promoção de uma educação de trânsito de qualidade, com o objetivo maior de preservar vidas”.
Para o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, o projeto fortalece a educação para o trânsito e o ensino aprendizagem dos alunos também, incentivando a escrita, a leitura e a presença no âmbito escolar, e isso é gratificante. “Essa iniciativa vai além de formar cidadãos conscientes: ela salva vidas e transforma comportamentos desde cedo. Ao envolver nossos professores, alunos e parceiros, mostramos que educação e segurança caminham juntas”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável