Prefeitura de São Cristóvão recebe Selo e Prêmio Boas Práticas ODS no Encontro Estadual ODS 2023
Na última sexta-feira (17), o auditório do Ministério Público Estadual (MPE) foi palco do Encontro Estadual ODS 2023, onde a Prefeitura de São Cristóvão recebeu o Selo e Prêmio Boas Práticas ODS pelo “Projeto (Re)Conhecendo Povos Tradicionais: cadastramento de povos e comunidades tradicionais e concessão de imunidade tributária do IPTU aos terreiros das religiões de matriz africana”. São Cristóvão é pioneira na iniciativa, e vem sendo referência para outros municípios no Brasil.
O projeto foi iniciado em 2017 pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), e ganhou impulso através das iniciativas da Secretaria de Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop) em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (Semas). Seu objetivo é o reconhecimento dos povos tradicionais, a contagem de terreiros de matriz africana no município e, a partir desses dados, o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a este público, mais precisamente, a imunidade tributária.
De acordo com Eldro da França, secretário da Semfop, terreiros são espaços onde acontecem práticas religiosas, e uma vez comprovadas, concede-se a isenção do IPTU. “São Cristóvão saiu na frente, concedendo administrativamente, sem embaraço, essa imunidade tributária, que é uma garantia constitucional. O prefeito Marcos Santana demonstrou sensibilidade a essa causa e autorizou a realização do projeto, e a isso eu o parabenizo”.
Com essa iniciativa, o município de São Cristóvão já é destaque nacional, sendo referência para outros estados que desejam seguir a mesma proposta do projeto. “Demos entrevista para o estado do Rio de Janeiro, já fizemos consulta com o pessoal da cidade de Nossa Senhora do Socorro, temos agendado reunião com o pessoal da cidade de Estância, então, hoje nos tornamos referência para o Brasil, além de que estamos aqui recebendo esse Selo e Prêmio Boas Práticas ODS que são tão importantes, é a validação de que estamos alinhados com os Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”.
A secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, compartilhou a importância da parceria entre as secretarias para o desenvolvimento do projeto. “Quando iniciamos o mapeamento de todos os povos tradicionais e terreiros que existem em São Cristóvão, iniciamos a parceria com a Semfop para atender demandas como a regulamentação dos espaços e, adiante, a concessão da imunidade tributária. Esse é um direito que os povos tradicionais requerem há muito tempo: o reconhecimento como centros religiosos”.
Eldro da França complementa que, a partir do cadastro feito através do projeto, os terreiros serão incluídos na agenda pública do município, integrando o orçamento e assim garantindo outras políticas públicas como a saúde, educação e assistência aos povos tradicionais.
Presente no evento, Acácia Maria Santos, conhecida como Mãe Acácia, enxerga a decisão da imunidade tributária nos terreiros de São Cristóvão como histórica. “A gente lutou um pouquinho para conseguir, mas valeu muito a pena, temos um prefeito sensível à causa, e nos presenteou assinando a imunidade tributária dos terreiros no município; mais histórico ainda, pois foi o primeiro município no Brasil a dar isso”.
O prefeito Marcos Santana se alegra por essa iniciativa que repercutiu nacionalmente e por estar recebendo Selo e Prêmio Boas Práticas ODS por essa ação. “Com o trabalho das nossas secretarias, a Semas e a Semfop, foi possível realizar o objetivo do projeto e nós ficamos muito alegres com esse reconhecimento. É um momento de muita alegria receber esse prêmio que não é só meu, é um prêmio de toda São Cristóvão”.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Fazenda
Contribuintes de São Cristóvão têm até 31 de dezembro para quitar dívidas com condições especiais através da Campanha de Regularização Fiscal
Prefeitura de São Cristóvão paga segunda parcela do 13º salário dos servidores nesta sexta-feira