Prefeitura de São Cristóvão recebe 10 novos computadores para a Sala do Trabalhador

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), recebeu 10 novos computadores que vão compor a Sala do Trabalhador, um projeto que em breve será instalado na Cidade Mãe de Sergipe. Os equipamentos fazem parte do programa Escola do Trabalho 4.0, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego que visa oferecer cursos gratuitos de formação em tecnologia e produtividade. A entrega aconteceu nessa quinta-feira (13), no Centro Histórico da cidade.

A ação faz parte do Programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações, que beneficia instituições parceiras do Escola do Trabalhador 4.0. O prefeito Júlio Nascimento e o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, estiveram presentes para receber os equipamentos, que serão utilizados para ampliar a qualificação profissional no território.
Para o prefeito Júlio Nascimento, garantir que os trabalhadores estejam capacitados e conectados com as novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de São Cristóvão. “Com esses novos computadores, estamos ampliando as oportunidades de qualificação, promovendo a inclusão social e preparando nossos profissionais para um mercado cada vez mais digital e competitivo. Investir na formação da nossa gente é investir no futuro da cidade, gerando mais empregos e fortalecendo a economia local”, destacou.
.jpeg)

Josenito Oliveira, secretário da Semdet, a Sala do Trabalhador vai desenvolver o programa Escola do Trabalhador 4.0 em parceria com o Ministério do Trabalho, que disponibilizará cursos de qualificação desde o letramento digital até a programação avançada. “Isso vai ser muito bom, principalmente para os jovens do nosso município. Nós queremos capacitá-los para o mercado de trabalho e assim gerar emprego e renda na cidade”, enfatiza.
.jpeg)
Cláudio Caducho, superintendente regional do Trabalho em Sergipe, compartilhou que São Cristóvão está sendo o primeiro município a receber os computadores. “Estamos, nessa parceria, realizando a entrega dos primeiros computadores para que a Prefeitura de São Cristóvão possa montar um centro de inclusão digital e oferecer os cursos do programa Escola Trabalhador 4.0. São 166 cursos na área de tecnologia da informação, que, a partir de agora, estarão disponíveis para a esta comunidade”.
.jpeg)
O programa também tem a parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), através do Centro de Recondicionamento de Computadores. Adriano Ventura, representante do IFS e responsável pelo Programa Inclusão Digital, explica que os computadores passam pelo recondicionamento e reparos, para que todos recebam os equipamentos em condições adequadas. Adiciona ainda que o programa possui uma importância na preparação para o mercado de trabalho, especialmente para os jovens da cidade.
“Hoje, temos uma carência muito grande. Mesmo vivendo em uma era tecnológica, muitas comunidades ainda não têm acesso ao conhecimento nessa área. Esses computadores são o primeiro passo para promover uma inclusão real. O objetivo é que as pessoas aprendam o que é um computador, como ele funciona, como operá-lo e de que forma pode melhorar suas vidas no futuro. Esse é um dos maiores objetivos do programa: qualificar e oferecer essa oportunidade a quem nunca teve”, finaliza.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
