Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua
Nesta sexta-feira (04) é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua, e para comemorar esta data especial, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou o evento ‘Cuidar e Proteger: nossa missão pelo animais em situação de rua”, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos maus tratos e abandonos aos animais que vivem nas ruas e da responsabilidade coletiva.
De acordo com Érica Barbosa, coordenadora da ação, o evento aconteceu em homenagem à data comemorativa com a finalidade de fortalecer a rede de apoio aos animais que vivem nas ruas, por meio da conscientização e da responsabilidade coletiva. O público do evento foi, em sua maioria, alunos da rede pública municipal. “Essa homenagem tem parceria com o programa Guarda Responsável, e a iniciativa tem a missão de construir, todos juntos, um futuro mais consciente, solidário e responsável com a causa animal”.
A protetora de animais, Mayra Silva, participou do evento e contribuiu com uma fala inspiradora, levando conscientização aos jovens e reforçando a importância da conservação animal. “Nós da Pare - Protetores de Animais, nos sentimos honrados por ter participado desse evento tão importante, é uma iniciativa fundamental. A Prefeitura mantém uma parceria com os protetores, porque essa causa vai além da proteção dos animais, ela é uma questão de saúde pública. Portanto, esperamos com essa ação, que as pessoas se tornem mais conscientes e engajadas com a causa animal, que é uma causa urgente e necessária”.
A coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Aracaju, esteve presente no evento levando a esquete “Fica Comigo”, que trata de forma sensível e educativa a realidade do abandono animal. Nessa apresentação, dois atores interpretam mascotes, representando animais que foram abandonados. Ao longo da encenação, abordaram questões importantes como o abandono de animais comunitários, os riscos que eles enfrentam nas ruas e a importância da adoção responsável.
A história da esquete também traz a figura de um pai e sua filha, que participam ativamente do processo de resgate desses animais, oferecendo um lar e, com isso, reforçando os princípios básicos de responsabilidade e cuidado que toda pessoa deve ter ao adotar um pet. “Nosso objetivo é emocionar, conscientizar e contribuir para a construção de uma sociedade mais responsável e compassiva com os animais”, destaca Albert Rocha, coordenador da pasta.
Os jovens presentes da ação são alunos da EMEF Gina Franco, e mostraram cuidados e carinhos com os animais presentes. Para o professor Cleverton Santos, a ação é louvável e valoriza o papel dos professores e educadores, aplicando a missão de formar cidadãos mais sensíveis e comprometidos com a causa animal. “Um projeto como esse, sem dúvida, vem para somar. Ele contribui diretamente com o nosso trabalho, ajudando a transformar a forma como os jovens enxergam os animais em situação de rua. Essa proposta da Prefeitura fortalece esse movimento de despertar nos alunos um olhar mais empático, consciente, que tenham as condições de cuidar, proteger e respeitar os animais”.
Paloma Vitória, estudante, compartilhou que tem pets em casa e que ama dar atenção e carinho para os animais na rua. “É muito importante respeitarmos os animais, cuidar, eles não têm consciência do que fazem, ao contrário dos humanos, nós sabemos. Então, é preciso conscientizar sobre os cuidados com os animais de rua, ter um olhar mais humanizado, especial. Tenho um animal em casa, que amo muito, e isso me ajuda a ter um olhar mais acolhedor com aqueles que vivem nas ruas, assim como todos os outros; até faço carinho, dou atenção. Eu nunca vi uma cena de violência com algum animal, mas se um dia acontecer, irei denunciar, porque isso é inaceitável”, contou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente
Prefeitura de São Cristóvão realiza evento em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua

Projeto Yá Oumim - Mãe das Águas celebra Tradições Afro-brasileiras e o Dia Mundial da Água em São Cristóvão
