Prefeitura de São Cristóvão realiza curso de iniciação ao atletismo para professores da rede municipal

Pensando na diversidade esportiva no município, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou nesta quinta-feira (17), um curso de iniciação ao atletismo voltado para professores da rede municipal de ensino. O objetivo é aproximar as crianças em diferentes modalidades, incluindo o atletismo, incentivando a prática e a diversão em diferentes modalidades, fomentando o senso crítico e promovendo uma vida mais saudável.

A Semel já oferece à comunidade sancristovense atividades em diversas modalidades, como basquete, futsal e badminton, e agora amplia o leque com a inclusão do atletismo. De acordo com a secretária, Cida Lisboa, trazer pluralidade ao esporte é de suma importância para o desenvolvimento das crianças.
“É fundamental que a gente não fique apenas centralizado no futebol, que é, sim, uma cultura popular em todo o país, mas é essencial diversificar. Assim, conseguimos garantir que todas as crianças tenham acesso a diferentes modalidades esportivas”, enfatiza Cida.

O coordenador de esportes escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Anthony Couto, que também participa da formação, destaca que o atletismo é a base para todas as demais práticas esportivas, o que torna essa iniciativa ainda mais relevante. “É essencial que tenhamos essa vivência, para que possamos repassá-la aos alunos e ajudar a criar uma cultura voltada também para o atletismo. Normalmente, a cultura esportiva nas escolas gira em torno do futsal, futebol e vôlei, que são as modalidades mais presentes no nosso cotidiano. Mas o atletismo, por ser uma base, precisa ser valorizado”.

Além de fortalecer a valorização da modalidade, o curso também busca sair do campo teórico e estimular a prática do atletismo nas escolas, de forma lúdica e que traz benefícios para o desenvolvimento infantil.
Pensando nessa vivência prática, o curso conta com a participação da atleta e especialista em treinamento de alto rendimento Vânia Azevedo, que preparou uma capacitação com aulas lúdicas adaptáveis a diferentes espaços, considerando que muitas escolas não possuem de áreas adequadas para a prática esportiva.
“Estou oferecendo aos professores a oportunidade de apresentar o atletismo aos alunos. No momento em que eles tiverem acesso a essas práticas, poderão desenvolver outras modalidades. Mas, basicamente, a proposta é preparar esses profissionais para que trabalhem o atletismo sob uma perspectiva lúdica. Isso vai trazer motivação às aulas e incentivar os alunos a participarem sem aquela rejeição à atividade física”, destaca Vânia.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Esporte