Prefeitura de São Cristóvão realiza curso de iniciação ao atletismo para professores da rede municipal
Pensando na diversidade esportiva no município, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou nesta quinta-feira (17), um curso de iniciação ao atletismo voltado para professores da rede municipal de ensino. O objetivo é aproximar as crianças em diferentes modalidades, incluindo o atletismo, incentivando a prática e a diversão em diferentes modalidades, fomentando o senso crítico e promovendo uma vida mais saudável.
A Semel já oferece à comunidade sancristovense atividades em diversas modalidades, como basquete, futsal e badminton, e agora amplia o leque com a inclusão do atletismo. De acordo com a secretária, Cida Lisboa, trazer pluralidade ao esporte é de suma importância para o desenvolvimento das crianças.
“É fundamental que a gente não fique apenas centralizado no futebol, que é, sim, uma cultura popular em todo o país, mas é essencial diversificar. Assim, conseguimos garantir que todas as crianças tenham acesso a diferentes modalidades esportivas”, enfatiza Cida.
O coordenador de esportes escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Anthony Couto, que também participa da formação, destaca que o atletismo é a base para todas as demais práticas esportivas, o que torna essa iniciativa ainda mais relevante. “É essencial que tenhamos essa vivência, para que possamos repassá-la aos alunos e ajudar a criar uma cultura voltada também para o atletismo. Normalmente, a cultura esportiva nas escolas gira em torno do futsal, futebol e vôlei, que são as modalidades mais presentes no nosso cotidiano. Mas o atletismo, por ser uma base, precisa ser valorizado”.
Além de fortalecer a valorização da modalidade, o curso também busca sair do campo teórico e estimular a prática do atletismo nas escolas, de forma lúdica e que traz benefícios para o desenvolvimento infantil.
Pensando nessa vivência prática, o curso conta com a participação da atleta e especialista em treinamento de alto rendimento Vânia Azevedo, que preparou uma capacitação com aulas lúdicas adaptáveis a diferentes espaços, considerando que muitas escolas não possuem de áreas adequadas para a prática esportiva.
“Estou oferecendo aos professores a oportunidade de apresentar o atletismo aos alunos. No momento em que eles tiverem acesso a essas práticas, poderão desenvolver outras modalidades. Mas, basicamente, a proposta é preparar esses profissionais para que trabalhem o atletismo sob uma perspectiva lúdica. Isso vai trazer motivação às aulas e incentivar os alunos a participarem sem aquela rejeição à atividade física”, destaca Vânia.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Esporte
Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de termo de adesão ao Bolsa Atleta 2026
Prefeitura de São Cristóvão entrega de fardamentos do programa Cidade Mãe Ativa e amplia ações de promoção à qualidade de vida da população