10/03/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza capacitação para condutores de veículos de emergência

Entre os dias 10 e 12 de março, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), está promovendo o curso de capacitação para Condutores de Veículos de Emergência (CVE). As aulas acontecem na Casa de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro Histórico da cidade, e têm como público-alvo os agentes da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Os temas discutidos no curso incluíram conhecimentos sobre a legislação do trânsito, comportamento do motorista, abordagem ao cidadão e o relacionamento interpessoal. O ministrante da formação, Alisson Campos, que também é condutor do SAMU, destacou que esses assuntos são fundamentais para garantir um atendimento de qualidade à população.

Alisson Campos, ministrante do curso

"A formação no curso de condutores de veículos de emergência para os guardas municipais e SMTT é essencial, especialmente nessa fusão que está acontecendo, para ampliar o conhecimento sobre o Código de Trânsito e aplicá-lo em fiscalizações e abordagens futuras, obedecendo à Lei nº 9.503, que rege tanto a SMTT quanto os guardas municipais”, enfatizou o ministrante.

Alisson Campos, ministrante do curso

O Major Ademir Pantaleão, comandante da Guarda Municipal de São Cristóvão, também reforçou a importância de passar todos os conteúdos necessários aos novos guardas, para assegurar a legalidade e segurança da atividade. “Para conduzir esses veículos, os profissionais precisam concluir o curso com êxito. Com base nessa exigência técnica, organizamos essa capacitação para todos os nossos guardas municipais", explicou.

Major Ademir Pantaleão, comandante da Guarda Municipal de São Cristóvão

Para o agente José Ediclécio Barbosa, recentemente empossado na Guarda Municipal, a capacitação ajuda a aprimorar o que a turma já aprendeu na teoria, agregando práticas de direção defensiva e orientações sobre como agir com cautela nas diversas situações do dia a dia.

“Com esse conhecimento, poderemos atuar com mais segurança e precisão, sabendo quando e como intervir, além de compreender melhor o momento certo para acionar os veículos de emergência. Isso nos prepara para lidar com acidentes de trânsito e outras ocorrências da Guarda Municipal de maneira mais eficiente e responsável", ressaltou o agente.

José Ediclécio Barbosa, agente da Guarda Municipal

Guarda Municipal de São Cristóvão

A Guarda Municipal foi empossada em fevereiro para desempenhar um papel indispensável na segurança pública, fortalecendo ações antes concentradas nas polícias civil e militar. Suas atribuições incluem policiamento comunitário, fiscalização de áreas públicas, mediação de conflitos e apoio a ações fiscalizadoras. Os agentes atuarão também na segurança de eventos e em rondas urbanas, escolares e ambientais, intensificando a prevenção e a ordem no município.

Antes de iniciarem suas atividades plenamente, os agentes passam por um nivelamento de três meses, abordando temas essenciais à rotina da guarda e à integração com diferentes redes de serviço, o que abrange o curso de capacitação para condutores de veículos de emergência. Nesse período, secretários municipais e outros técnicos apresentarão o funcionamento das secretarias e a dinâmica de convivência no município, garantindo que os guardas compreendam como suas funções se conectam aos demais serviços públicos, promovendo um atendimento mais eficiente e cuidadoso à população.

Fotos: Clara Dias 

Publicado por Clara Dias
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade