23/05/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza ações de Educação Ambiental com foco em reciclagem

Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), a Coordenadoria de Educação Ambiental vem promovendo ações de conscientização na rede pública municipal. Nesta sexta-feira (23), a EMEF Dr. Lourival Baptista foi contemplada com uma oficina criativa de reciclagem voltada para crianças do 5º ano. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio.

A oficina teve a finalidade de despertar nas crianças a consciência ambiental e mostrar que atitudes simples, como a separação correta do lixo, podem fazer diferença no cuidado com o meio ambiente e nas vidas da comunidade. Os alunos aprenderam, de forma lúdica e prática, a reutilizar materiais descartáveis e transformar resíduos em objetos úteis para a escola, como coletores de resíduos. 

Elísio Cristóvão, coordenador de Educação Ambiental da Semma, explica que a ação é uma continuidade do Programa Sementes do Amanhã que engloba variados projetos, incluindo a reciclagem. Foi construído na oficina coletores recicláveis, os quais as próprias crianças confeccionam e irão distribuir por outras salas, explicando tudo que foi passado nesta oficina. “A ideia é mostrar para as crianças que elas podem economizar e reutilizar materiais que iriam para o lixo. Hoje o objetivo é que elas compreendam, primeiro, a importância de separar corretamente os resíduos e armazená-los da forma adequada, para só então começar a trabalhar esses materiais”.

O coordenador adiciona ainda que a partir dessa iniciativa começará a ser desenvolvido outras atividades relacionadas à reciclagem. “Além disso, esse processo gera pertencimento, pois eles que fizeram, e são eles que vão valorizar mais. Queremos que entendam desde cedo que existem formas de reaproveitar materiais, que não devemos jogar lixo na rua e nem sujar a escola. Pensamos justamente, também, numa solução mais coletiva”, complementa Elísio. 

Elísio Cristóvão, coordenador de Educação Ambiental da Semma

Rinalda Quaranta, professora do 5º ano, expressa sua alegria pela presença da equipe reforçando essa temática, e levando conhecimento na prática às crianças que são multiplicadoras desse conhecimento, e levando esse aprendizado para os colegas, vizinhos, amigos e familiares. Um serviço de “formiguinha” que pode transformar o mundo. 

“As crianças precisam entender que meio ambiente é tudo que nos cerca, inclusive a sala de aula em que estão. Essa oficina é uma soma do que já trabalhamos em sala de aula, e acredito que cada disciplina tem sua função, mas quando a gente junta tudo, o aprendizado se torna mais fácil para as crianças, elas compreendem melhor quando vê as conexões entre os conteúdos”, enfatiza. 

Rinalda Quaranta, professora do 5º ano

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade