26/05/2025

Prefeitura de São Cristóvão realiza ação itinerante de conscientização sobre a Leptospirose

No último sábado (24) a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação itinerante de conscientização acerca da doença Leptospirose no bairro Marcelo Déda. Com o período de chuvas, é observado ambientes mais propícios à contaminação, e a população precisa ter cuidados importantes para evitar o contágio. 

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida a partir do contato direto ou indireto com a urina de animais infectados pela bactéria leptospira, principalmente os ratos. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. O período de tempo entre a transmissão e a infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

Segundo Daniella Fraga, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, a doença registra alta incidência em algumas regiões e pode apresentar risco de letalidade de até 40% nos casos mais graves. “Sua disseminação está associada à falta de infraestrutura sanitária adequada e à elevada presença de roedores infectados. Situações de inundação favorecem a propagação e a permanência da bactéria no ambiente, aumentando a probabilidade de surtos. Devido às últimas chuvas, faz-se necessário essa conscientização da população, para que redobrar os cuidados e se protejam, protegendo a si mesmo, é possível que isso se estenda à comunidade também”. 

Daniella Fraga, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde

No período de 2021 a 2025, foi realizado um levantamento, no qual identificou um total de 27 casos de leptospirose notificados, desses 10 casos foram confirmados. De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Ambiental, as manifestações clínicas da doença são, em geral, inespecíficas e podem se assemelhar a outras doenças. “Diante disso, torna-se essencial a avaliação clínico-epidemiológica criteriosa, sobretudo em áreas de risco em períodos de enchentes e alagamentos. Sentindo sintomas parecidos, procurar a UBS mais próxima”, enfatizou Daniella. 

População 

A população aprova a iniciativa da Prefeitura que leva conhecimento e cuidados à doença em suas casas. A conscientização foi realizada pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, junto a Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. Manuel de Oliveira, morador do Marcelo Déda, parabenizou as equipes pela iniciativa. “A conscientização que a Prefeitura está levando para a população é muito bom, essencial, agora é torcer para que a própria população obedeça as orientações, pois essas iniciativas são para o nosso bem-estar. Parabéns a todos”. 

Manuel de Oliveira

Da mesma forma, Edvaldo da Silva, morador, enxergou a ação como essencial. "Acho essa iniciativa muito importante. Além de conscientizar a população, ela também promove educação sobre a doença. Eu mesmo não tinha muito conhecimento sobre esse risco, mas agora sei como a doença pode ser contraída e, o mais importante, como posso me proteger e proteger a comunidade também”, declarou. 

Edvaldo da Silva

Sintomas da leptospirose 

As manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros graves, associados a manifestações fulminantes. São divididas em duas fases, a fase precoce e a fase tardia.  Os principais sintomas da fase precoce são: febre, falta de apetite, dor muscular (especialmente na panturrilha), dor de cabeça e vômitos. 

Mas podem ocorrer também diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.

O cidadão que perceber a aparição dos sintomas, deve-se direcionar a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima. O tratamento adequado deve ser mediante prescrição médica. 

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade