Prefeitura de São Cristóvão realiza 1ª Audiência do Plano de Mobilidade Urbana dia 12 de fevereiro
Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Prefeitura de São Cristóvão realizará, no dia 12 de fevereiro, a partir das 13h, a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva sobre o futuro da mobilidade no município. A audiência acontecerá no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e será aberta à participação da sociedade, sem necessidade de inscrição prévia.
Para esta primeira audiência, será apresentado o Diagnóstico da Mobilidade Urbana, documento técnico que reúne estudos, levantamentos de campo e análises sobre a realidade atual dos deslocamentos no município. Segundo o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, o documento aborda estudos feitos em todo o território sancristovense. “O diagnóstico aborda temas como circulação de pedestres e veículos, transporte coletivo, acessibilidade, segurança viária, infraestrutura urbana e integração entre modais. Além disso, o diagnóstico aborda temas como a mobilidade no centro histórico e a relação de São Cristóvão com a Região Metropolitana de Aracaju”.
O gestor municipal complementa que a audiência é um processo previsto em lei e reafirma o compromisso do município com uma gestão democrática, transparente e com planejamento urbano voltado à melhoria da qualidade de vida, acesso universal à cidade, promoção de mobilidade mais segura, inclusiva e sustentável. “E é por isso que a participação popular é fundamental, para garantir que este plano reflita as reais necessidades de São Cristóvão e contínua para a construção de uma cidade mais acessível”, afirmou Júlio.
O principal objetivo da audiência é compartilhar com a sociedade os principais problemas, desafios e potencialidades identificadas, além de ouvir a população. As contribuições que serão coletadas no evento, serão essenciais para validar o diagnóstico e orientar a definição das diretrizes, objetivos e propostas do Plano de Mobilidade Urbana.
De acordo com o secretário interino da Seminfra, Abrahão Oliveira, no total, serão três audiências a respeito do plano, sendo esta primeira a apresentação do diagnóstico e escuta popular. “A segunda audiência vai assumir caráter propositivo e deliberativo a partir de tudo que será acordado na primeira etapa. A terceira, será uma fase de conclusão e de legitimação, destinando à apresentação da versão final do plano demonstrando a incorporação das contribuições recebidas e consolidando o pacto entre Poder Público e sociedade para sua implementação”, concluiu.
Programação
13h - Credenciamento e acolhimento
14h - Abertura com apresentação do diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana
15h30 - Momento de Escuta Pública e Coleta de Contribuições da Sociedade Civil
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão convoca mais 20 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal
Programa Bolsa Atleta fortalece trajetória de esportistas de São Cristóvão e impulsiona conquistas em competições nacionais e internacionais