Prefeitura de São Cristóvão realiza 1ª Audiência do Plano de Mobilidade Urbana dia 12 de fevereiro
Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Prefeitura de São Cristóvão realizará, no dia 12 de fevereiro, a partir das 13h, a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva sobre o futuro da mobilidade no município. A audiência acontecerá no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e será aberta à participação da sociedade, sem necessidade de inscrição prévia.
Para esta primeira audiência, será apresentado o Diagnóstico da Mobilidade Urbana, documento técnico que reúne estudos, levantamentos de campo e análises sobre a realidade atual dos deslocamentos no município. Segundo o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, o documento aborda estudos feitos em todo o território sancristovense. “O diagnóstico aborda temas como circulação de pedestres e veículos, transporte coletivo, acessibilidade, segurança viária, infraestrutura urbana e integração entre modais. Além disso, o diagnóstico aborda temas como a mobilidade no centro histórico e a relação de São Cristóvão com a Região Metropolitana de Aracaju”.
O gestor municipal complementa que a audiência é um processo previsto em lei e reafirma o compromisso do município com uma gestão democrática, transparente e com planejamento urbano voltado à melhoria da qualidade de vida, acesso universal à cidade, promoção de mobilidade mais segura, inclusiva e sustentável. “E é por isso que a participação popular é fundamental, para garantir que este plano reflita as reais necessidades de São Cristóvão e contínua para a construção de uma cidade mais acessível”, afirmou Júlio.
O principal objetivo da audiência é compartilhar com a sociedade os principais problemas, desafios e potencialidades identificadas, além de ouvir a população. As contribuições que serão coletadas no evento, serão essenciais para validar o diagnóstico e orientar a definição das diretrizes, objetivos e propostas do Plano de Mobilidade Urbana.
De acordo com o secretário interino da Seminfra, Abrahão Oliveira, no total, serão três audiências a respeito do plano, sendo esta primeira a apresentação do diagnóstico e escuta popular. “A segunda audiência vai assumir caráter propositivo e deliberativo a partir de tudo que será acordado na primeira etapa. A terceira, será uma fase de conclusão e de legitimação, destinando à apresentação da versão final do plano demonstrando a incorporação das contribuições recebidas e consolidando o pacto entre Poder Público e sociedade para sua implementação”, concluiu.
Programação
13h - Credenciamento e acolhimento
14h - Abertura com apresentação do diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana
15h30 - Momento de Escuta Pública e Coleta de Contribuições da Sociedade Civil
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão realiza 1ª Audiência do Plano de Mobilidade Urbana dia 12 de fevereiro
Mais de 8 mil alunos iniciam o ano letivo de 2026 na rede municipal de São Cristóvão