Prefeitura de São Cristóvão promove oficina gastronômica com marisqueiras do Arame 2
As Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET) promoveram nesta segunda-feira (25), uma oficina gastronômica com as marisqueiras do povoado Arame 2. A ação faz parte do projeto de extensão ‘Rainhas do Marisco’ da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Sertão em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão.
De acordo com a professora do curso de agroindústria da UFS Campus Sertão, Acenini Lima Balieiro, o projeto surgiu a partir do interesse em produzir um levantamento das mulheres marisqueiras, no caso, das ‘Rainhas’ por dominarem a captura e manutenção dos mariscos, principalmente do sururu. “É uma parceria que tem como objetivo trabalhar com marisqueiras boas práticas de manipulação para elaborarem os produtos, processamentos e endereçamento do marisco, com o foco na comercialização desses alimentos”, disse.
Com oficinas teóricas e práticas, o encontro desta manhã se deu na produção de comidas como patê de maçunim e de sururu, bolinho de maçunim e sururu e quibe de maçunim. Além disso, Acenini também complementa que serão feitas mais ações em outros encontros. “Elas irão trabalhar com questões de empreendedorismo como rotulagem, comércio, entre outros”, finalizou.
Para a coordenadora de inclusão produtiva da SEMAS, Kelly Oliveira, a atividade foi planejada para beneficiar as marisqueiras de São Cristóvão. “Elas estão aprendendo algumas receitas com os mariscos que servem também para o aumento da renda familiar”, falou.
Kelly Oliveira, coordenadora de inclusão produtiva da SEMAS
A diretora do trabalho da SEMDET, Neusa Malheiros, considerou a ação como o início de um processo de mobilização das mulheres marisqueiras em diferentes ações. “A ideia é desenvolvermos depois um projeto maior com várias ações intersetoriais com a saúde, educação e trabalho na perspectiva de qualificar o trabalho delas e gerar mais renda”, comentou.
Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET
A marisqueira Gilvania Pereira é uma das que elogiaram o curso e afirmou aprender coisas novas. “Eu achei ótimo porque a maioria daqui vive do marisco então é um projeto bem produtivo para nós. Eu trabalho num bar então o que eu aprendi aqui vai me ajudar a comercializar outros produtos a partir do marisco”, concluiu.
Gilvania Pereira, marisqueira
Givania dos Santos é marisqueira e conta que ela e sua família vivem do marisco e que gostam deste trabalho. “Esse curso está sendo bem legal, eu estou aprendendo coisas que eu não sabia e eu gosto de cozinhar, de fazer coisas diferentes, então tá sendo tudo de bom”, finalizou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento
Semana do Empreendedorismo reforça qualificação e fortalecimento dos negócios locais em São Cristóvão
Prefeitura e Sebrae garantem consultoria para criação de rotas turísticas religiosas em terreiros e igrejas de São Cristóvão