Prefeitura de São Cristóvão participa do AquiPesc Brasil 2025

São Cristóvão participa da AquiPesc Brasil 2025, que acontece no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, até este sábado (29). O evento é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e diversos parceiros. Voltado para produtores, pescadores, empresários, investidores, fornecedores, consumidores e demais interessados no setor aquícola, a feira é um espaço de troca de conhecimento, oportunidades de negócios e fortalecimento do setor.

A diretoria de Aquicultura e Pesca está integrada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), que não mede esforços para apoiar a classe no município. A AquiPesc Brasil, segundo o secretário da pasta, Josenito Oliveira, é uma grande vitrine para apresentar as potencialidades de São Cristóvão, a exemplo da produção de camarão, tilápia e tambaqui.
“Além do setor aquícola, contamos com produtos de valor agregado, como as biojoias, que são subprodutos do pescado desenvolvidos pelas marisqueiras. Este é um momento importante para mostrar o trabalho dessas profissionais, destacando suas técnicas e a forma como atuam em nosso município”, destaca Josenito.

O desenvolvimento adquirido até aqui no setor aquícola sancristovense, deve-se aos esforços dos produtores locais e a Prefeitura que firmou parcerias que proporcionam políticas públicas a para eles. “Todo esse desenvolvimento conta com nosso apoio, por meio de assistência técnica, acesso a crédito e incentivos que promovem a geração de emprego e renda, contribuindo para o crescimento econômico de São Cristóvão”, adiciona o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.
Para o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, a participação no evento servirá para impulsionar os negócios e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no município. "É uma grande satisfação estar presente, um evento que fortalece o setor aquícola e pesqueiro, impulsionando oportunidades para nossos produtores, pescadores e empreendedores. São Cristóvão tem um enorme potencial neste segmento, e estamos aqui para mostrar nosso trabalho, nossas riquezas e, principalmente, reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda”, afirma.



Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, agradeceu a presença da Prefeitura de São Cristóvão no evento e elogiou o grande potencial do setor no município. “Agradeço a presença do prefeito Júlio, e por estar expondo e apoiando o evento. São Cristóvão é um grande parceiro do Sistema Fecomércio, e este é um momento oportuno para destacar todo o potencial do município. Aqui estamos incentivando o turismo, e a pesca desempenha um papel fundamental nesse contexto, pois contamos com um extenso estuário que fortalece tanto a economia local quanto às atividades turísticas”, enfatiza.

O coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, Felix Lee, complementou a respeito do valor social da pesca. “A produção aquícolas impulsiona o desenvolvimento social, pois está diretamente ligada à zona rural e tem a capacidade de alavancar a economia em um curto período de tempo, devido ao seu ciclo de produção acelerado”.
Além da pauta social, o coordenador fez questão de abordar também sobre a pauta ambiental. “Ao trazermos esse tema para o evento, juntamente com os órgãos ambientais, buscamos conciliar a atividade produtiva com a preservação do meio ambiente. A aquicultura e a pesca extrativista caminham juntas, e é essencial promover um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade”, adiciona Felix Lee.

A Semdet, por meio da Diretoria de Aquicultura, marca presença no evento com um estande durante os três dias de programação. O espaço reúne uma exposição diversificada de trabalhos produzidos por marisqueiras e artesãs de São Cristóvão, além de degustações culinárias à base de tilápia. O estande também apresenta os equipamentos adquiridos para as marisqueiras, fruto de um investimento da Prefeitura de São Cristóvão, e divulga a segunda edição do Festival do Camarão, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto.
“A participação no evento é uma estratégia essencial para impulsionar a economia local, promover a cultura regional e garantir o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro no município. Serão três dias de programação com palestras, rodas de conversa, a presença das marisqueiras do município, oportunidades de negócios e diversas atividades voltadas para o fortalecimento do setor”, reforça Elaine de Jesus, diretora municipal de Aquicultura em São Cristóvão.

A diretora, em conjunto com a marisqueira do município, Dulcineia Barreto, a professora Ana Rosa, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o professor Rômulo Costa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Everton Siqueira, superintendente do Ministério Público da Agricultura (MPA) em Sergipe, compõem uma roda de conversa sobre a pesca profissional. “Somos referência no setor e me sinto honrada em compartilhar nossa experiência com todos”, conclui Elaine de Jesus.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Abre e fecha na Semana Santa: Confira o funcionamento dos órgãos municipais em São Cristóvão no feriadão

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
