Prefeitura de São Cristóvão participa de oficina com ITP para fortalecer gestão pública baseada em evidências
Gestores de diversas secretarias da Prefeitura de São Cristóvão participaram na última sexta-feira (12) da oficina "Gestão Pública Transformadora: Planejamento e Capacitação Baseados em Evidências para o Município de São Cristóvão". O evento, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi promovido em parceria com o Laboratório de Gestão Pública do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ligado ao Grupo Tiradentes.
A iniciativa marca o início de uma jornada de fortalecimento da gestão municipal, por meio da capacitação técnica dos servidores e da construção de um planejamento estratégico guiado por dados e diagnósticos reais. Durante o encontro, foi assinado o termo de cooperação entre o município e o ITP, oficializando a parceria.
O projeto tem como foco principal desenvolver estudos e coletar dados que permitam mapear problemas públicos e indicar soluções efetivas para o desenvolvimento das cidades. A metodologia aplicada busca alinhar a gestão municipal a uma visão moderna e integrada, promovendo políticas públicas mais eficazes, sustentáveis e fundamentadas.
A coordenadora do projeto, Shirley Dantas, destacou o pioneirismo de São Cristóvão ao aderir à proposta. “Essa oficina é uma etapa formativa e de sensibilização para mostrar a importância de se planejar com base em dados. São Cristóvão já está muito à frente de muitas prefeituras, mas esse nivelamento é essencial para preparar todos os setores da gestão para as próximas fases, que envolvem a coleta e análise de indicadores municipais. Com base nisso, serão desenvolvidas políticas públicas mais coerentes com a realidade do município”, explicou.
Além da oficina, estão previstas outras etapas do projeto ainda este ano, como visitas de campo com a equipe de urbanismo, sistematização e análise de dados, uma oficina final, prazo para apresentação de uma política pública, e um seminário reunindo os cinco municípios contemplados pelo projeto: São Cristóvão, Simão Dias, Propriá, Carmópolis e Carira.
O prefeito Júlio Nascimento enfatizou a relevância do momento para a cidade. “Nós valorizamos muito o planejamento. Esta oficina marca um novo ciclo, no qual queremos seguir fazendo a coisa certa, de forma eficiente, para atender melhor a população. Sempre buscamos construir nossos planos em parceria, e agora com o ITP, nosso município só tem a ganhar”, afirmou.
O secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, também celebrou o início do projeto. Em sua fala, ele reforçou o papel coletivo da gestão pública. “O que aconteceu hoje é a realização de um sonho antigo. A gente precisa trabalhar de forma intersetorial, como uma grande engrenagem. Cada servidor é parte fundamental da administração. Não importa se é efetivo ou comissionado – todos têm um papel importante em fazer a máquina pública funcionar e atender quem mais precisa: o povo”, declarou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão