Prefeitura de São Cristóvão otimiza serviços de saúde à domicílio e teleconsultas através de equipe e-Multi
Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de São Cristóvão vem otimizando o atendimento à saúde para os sancistovenses através de uma equipe com multiprofissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). São equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais que atendem por meio de grupos, à domicílio e por teleconsultas.
As equipes conhecidas com e-Multi operam de maneira complementar e integradas às outras equipes que atuam na APS e são responsáveis pela mesma população e território, fortalecendo as articulações com outros equipamentos de saúde e de outros setores. Os serviços são realizados durante todo o ano e circulam na UBS Mariano do Nascimento, no bairro Rosa Maria; UBS Luiz Alves, no bairro Luiz Alves; na UBS Antonio Florêncio De Matos, no bairro Tijuquinha; e planejam inicar ações, a partir de fevereiro, na UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento, no povoado Cabrita.
Segundo a coordenadora da e-Multi, Glaucia Barros, em São Cristóvão a equipe é composta por uma fisioterapeuta, uma psicóloga e uma assistente social, que trabalham em conjunto com a Estratégia de Saúde das Famílias. Atualmente, há três grupos trabalhados, sendo dois de Saúde Mental, para idosos e jovens; e um de Saúde do Trabalhador, além da realização de visitas domiciliares, atendimentos individuais e em conjunto, e teleconsultas.
“Nosso trabalho é otimizar os serviços de saúde para os usuários, diminuindo consideravelmente a fila de espera no Centro de Especialidade e cuidado daqueles que mais precisam de nós em momentos delicados. Então, trabalhamos muito bem a questão da Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, serviços básicos de saúde nas casas daqueles que não tem viabilidade de se deslocar, seja por problemas de saúde, seja porque é um cuidador de um acamado, que também é um alvo dos nossos cuidados, pois entendemos que aquele que ajuda também precisa ser ajudado”, enfatiza Glaucia.
De acordo com Raquel Valença, psicóloga da e-Multi, a principal demanda dos usuários são ansiedade e depressão, e ressalta que os serviços à domicílio são de grande valia para a população, que reforça o compromisso com o bem-estar da população.
“A domicílio, geralmente, são mulheres que são cuidadoras, ou seja, ficam inviáveis de sair de casa por conta do cuidado de terceiros. Nossos atendimentos nas casas das pessoas são todas as segundas-feiras e promovemos o serviço tanto para a cuidadora, quanto a pessoa que está sendo cuidada, cada um com a sua demanda”, explica Raquel.
O contato direto com o usuário, possibilita aos profissionais de saúde diagnosticar as suas necessidades e quais são as demandas que precisam, sejam elas de uma área da saúde ou mais de uma. “A gente atende, conversa, entende o que está acontecendo, chamamos para os grupos, cada um dentro das suas localidades e, posteriormente, encaminhamos para as médicas dos próprios postos de saúde, pois elas fazem avaliações e podem levar para o Centro de Especialidade para quem precisa de acompanhamento com psiquiatra, tomar medicações, dentre outros”, reforça a Psicóloga.
Cada encontro com os grupos acontecem por um período entre 1h e 1h30min com, no máximo, 16 pessoas. A frequência do grupo de Saúde Mental no bairro Rosa Maria é semanal e nos bairros Tijuquinha e Luiz Alves é quinzenal.
Durante o grupo, os contemplados pelos serviços são atendidos e analisados de acordo com sua demanda de forma individual e se necessário são encaminhados para outros profissionais. “Durante o processo de matriciamento, também, podemos entender como está funcionando a comunidade, qual o público mais urgente naquele momento e realizamos um grupo com a respectiva demanda, pois entendemos que são filas muito grandes de espera no Centro de Especialidade, e estamos aqui para somar, ajudar na causa e fazer um acolhimento inicial”, acrescenta Raquel.
Gessiane Ferreira, a fisioterapeuta, aborda sobre os positivos feedbacks recebidos pelos serviços, que vem transformando vidas no município. “Somos uma formação de equipe muito recente, iniciamos nossos trabalhos em setembro de 2024, e hoje atendemos em torno de 40 pessoas semanalmente. Os grupos estão com uma adesão muito grande e os domicílios também. Nosso objetivo está sendo alcançado, que é somar com a Saúde de São Cristóvão e atender a população da melhor forma possível, adiantando atendimentos que estão em fila de espera e transformando realidades”.
Janeiro Branco
Nesta terça-feira (28) na UBS Mariano do Nascimento, o grupo de Saúde Mental dos idosos recebeu uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, um momento de fortalecimento de vínculos e entretenimento para os usuários.
Marileide dos Santos, usuária, sente-se agradecida por toda atenção recebida da equipe. “É um acompanhamento muito bom para mim, as meninas são ótimas, me atendem muito bem, é importante esse apoio para mim, faz total diferença essa assistência no meu dia a dia”.
Nildalícia Oliveira, usuária, também compartilha seus agradecimentos. “Essa UBS para mim é uma maravilha, já sou amiga de todos e todos me recebem muito bem. As meninas da equipe são ótimas, preparadas e me tratam muito bem, receber esse cuidado faz total diferença na minha vida”.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
