15/04/2025

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta terça-feira (15), o evento “Mulheres que Inspiram: Saúde, Força e Bem-estar”, uma ação voltada à promoção da saúde da mulher, que proporcionou a oferta de diversos exames e atendimentos preventivos. Com a presença da Unidade Móvel da Mulher, a população teve acesso a serviços como exames citopatológicos (de lâmina), ultrassonografias transvaginais e mamárias, vacinação e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa aconteceu no Largo da Matriz, das 8h30 às 16h, e contou com a parceria da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Também foi disponibilizada a verificação de pressão arterial e glicemia, bem como atividades educativas, práticas de alongamento e exercícios físicos voltadas ao bem-estar do corpo e da mente, assim como transporte gratuito para que as moradoras atendessem à ocasião. O evento integrou as atividades do período relacionado à prevenção do câncer de colo de útero, iniciada durante o mês temático do Março Lilás. A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, destacou que ter o contato com a população que acessa os exames também gera uma demanda de observação e acompanhamento, gerando um reconhecimento do público com os profissionais que os atendem. 

“Esse é um momento importante, que certamente terá desdobramentos, como novas demandas a partir dos diagnósticos feitos aqui. Mas, acima de tudo, é um momento de olhar com carinho para que a mulher entenda o valor do cuidado, do autocuidado, e da importância de se colocar como prioridade, além das muitas responsabilidades que já carrega”, defendeu a secretária. 

Fernanda Santana, secretária de saúde de São Cristóvão

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher do município, reforçou que estratégias para cuidar desse público vão além de uma cor ou de uma data específica e devem manter um olhar dedicado a elas. “Sabemos o quanto é difícil para as mulheres deixarem sua rotina, o trabalho, os cuidados com a casa ou com alguém que depende delas, para irem cuidar de si mesmas. A importância dessa ação é reforçar que o cuidado com a saúde da mulher não pode ficar restrito apenas aos meses de março ou outubro. A saúde da mulher precisa ser pensada de forma integral”, afirmou a coordenadora.

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher/ Foto - Clara Dias

Prevenção e atenção à saúde

Entre as profissionais presentes na ação, a médica Giselda Maria representou a Funesa e realizou ultrassonografias transvaginais em cerca de 100 mulheres atendidas. Ela pontuou que esse tipo de exame não previne apenas o câncer de colo do útero, mas sim outras comorbidades como miomas e cistos nos ovários. “Fazer o exame é  fundamental para a prevenção do câncer de colo, com a lâmina, coposcopia e copocitologia. Quanto mais cedo você fizer os exames, mais existe a possibilidade de prevenir os tipos da doença”, afirmou a médica.

Giselda Maria, médica

A prevenção do câncer do colo do útero envolve diversas práticas de educação em saúde, vacinação dos grupos indicados e a detecção precoce da doença e de suas lesões precursoras, por meio do rastreamento através dos exames citopatológicos, conhecidos como exame da lâmina, que são realizados rotineiramente nas unidades básicas de saúde do município.

Para ampliar ainda mais o diálogo e o cuidado, foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário adulto de vacinação, o que incluiu a campanha contra Influenza para os grupos prioritários como idosos e crianças. A coordenadora de Imunização do município, Ana Therezinha Marques, realçou a união dessas estratégias de saúde como facilitadora do acesso das comunidades à vacinação, uma vez que algumas pessoas veem a necessidade de ir até uma UBS como barreira, ou têm dificuldade de buscar os imunizantes.

“Quando trazemos esses mutirões ou nesses serviços que são feitos no território, temos uma concentração de público, e talvez as pessoas vejam menos barreiras para procurar o serviço. Como esse serviço está voltado às mulheres, é uma forma de trazê-las para perto da vacinação, inclusive pelo público ser muito idoso, com muitas mulheres acima de 60 anos, que são público-alvo para a campanha da Influenza, então aproveitamos esse momento”, explicou.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização

Pacientes contempladas

Para Nildelice Bezerra, uma das dezenas de pacientes atendidas pela ação, foi ótimo ter a ação para complementar seus exames, que costumam estar em dia. “As mulheres têm que se cuidar, pois quem não se cuida não cultiva o amor próprio. Precisamos priorizar nossos exames e vacinas para ter a vida melhor e mais longa”, afirmou a paciente.

Nildelice Bezerra, moradora do Centro Histórico/ Foto - Clara Dias

Já Lucileide Sousa, moradora do bairro Rosa Elze, ficou sabendo da ação por meio da Academia da Saúde e não perdeu a oportunidade de garantir uma checagem de sua saúde. “Gostei muito de fazermos exames, é muito bom para nossa saúde e de todas as mulheres da cidade”, comemorou.

Lucileide Sousa, moradora do bairro Rosa Elze/ Foto - Clara Dias

Rosiete Araújo, moradora do Centro Histórico, fez exames de lâmina e ultrassom, e reforçou que é essencial que iniciativas como esta tenha continuação, pois muitas mães carentes não conseguem fazer procedimentos particulares no dia a dia. “É muito importante isso sempre acontecer, porque tem muitas muitas mulheres que precisam de apoio aqui. Eu aproveitei e fiz todos os exames que precisava. Vamos cuidar da saúde!”, frisou a usuária. 

Rosiete Araújo, moradora do Centro Histórico

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade