Prefeitura de São Cristóvão leva ações de cuidado com a saúde do homem para mais perto da população
Nessa quinta-feira (27), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a última ação em alusão ao Novembro Azul, campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. Com o objetivo de descentralizar os serviços e alcançar o público masculino, a SMS intensificou ações para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde, promovendo atendimento em unidades básicas, nos espaços públicos e até instituições.
No início do mês, as ações externas foram realizadas na Praça da Matriz no Centro Histórico da cidade. Nessa quinta-feira (27), a ação aconteceu no Facilita São Cristóvão, no bairro Eduardo Gomes. As atividades incluíram cuidados para além da campanha Novembro Azul, sendo disponibilizados avaliação e orientação de saúde bucal, entrega de kits de higiene oral, vacinação, testes rápidos para ISTs e coleta de sangue para PSA. De acordo com Luiza Fontes, referência técnica em Saúde Bucal, a ideia é justamente ampliar os serviços e deixá-los mais próximos da população.
“O Novembro Azul é o mês alusivo à prevenção do câncer de próstata, e por isso direcionamos diversas ações para a saúde do homem. É importante promover atividades como essa em diferentes pontos da cidade, ocupando espaços públicos e locais de grande circulação para facilitar o acesso da população. Além destes atendimentos, realizamos trocas de conhecimento com palestras acerca de diferentes temas da saúde”, ressaltou Luiza.
Uma das palestras foi ministrada pelo médico do município André Baião, que reforçou em sua fala que o objetivo é mostrar que cuidar da saúde precisa fazer parte do dia a dia. “Novembro é uma data simbólica para reforçar a prevenção, que deve acontecer o ano inteiro. No mês da saúde do homem, a gente chama atenção não só para a próstata, mas para o cuidado integral: prevenção de doenças cardiovasculares, alimentação, saúde bucal e tudo aquilo que impacta na qualidade de vida. Também aproveitamos para tirar dúvidas e quebrar tabus, porque o machismo ainda é um dos maiores obstáculos para que o homem se cuide. Muitos só procuram ajuda quando já estão doentes”, destacou.
Paulo Sampaio, vigilante, foi um dos usuários atendidos nesta manhã. “Eu acho importante a Prefeitura trazer esses serviços para perto de casa. Facilita pra gente vir cuidar da saúde. Hoje mesmo eu gostei das ações, das palestras, dos exames para verificar se está tudo bem”.
José Camilo, motorista, também esteve presente na ação sdds vc c e e parabenizou a iniciativa. “É tu cccacab vcc vc vc muito bom ter esses serviços perto da população. Facilita para todos cuidarem da saúde, e é importante estar atento. Hoje eu ouvi as palestras e achei muito bom, porque a gente aprende e fica mais consciente sobre os cuidados que precisa ter”, finalizou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Prefeitura de São Cristóvão leva ações de cuidado com a saúde do homem para mais perto da população
São Cristóvão conta com circulação de carro fumacê até 19 de dezembro; confira o cronograma