Prefeitura de São Cristóvão lança programa Valoriza GTES com série de capacitações para diversos profissionais de saúde

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a cerimônia de lançamento do Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Valoriza GTES-SUS, com a primeira da série de 20 capacitações que a iniciativa irá proporcionar. O evento aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de representantes da gestão e profissionais da saúde.

A ação é realizada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), por meio do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, potencializado pelo programa nacional. Instituído pela Portaria nº 2.168 do Ministério da Saúde, o Valoriza GTES estimula o trabalho colaborativo, o planejamento estratégico integrado e o acompanhamento constante das ações, com o objetivo de consolidar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, a DGTES foi pioneira no estado, sendo implantada desde 2021. Hoje, a gestão do trabalho e educação em saúde já se tornou política pública, e o programa Valoriza GETS chega para fortalecer o que já vinha sendo estruturado. “Precisamos criar alternativas e mecanismos de aproximação. Temos feito alterações no nosso fluxo de trabalho para tentar minimizar qualquer distância ou problemas de condições de trabalho”, reforçou a secretária.

A iniciativa marca o começo de uma jornada de aprendizado contínuo, construída em diálogo entre trabalhadores e gestores, e alinhada aos desafios epidemiológicos da região. Ao longo deste ano, estão previstas 20 atividades de educação permanente, abordando temas variados, que visam qualificar os serviços e melhorar o atendimento à população. “Essas oficinas têm o intuito de capacitar ainda mais os nossos servidores da saúde para que a saúde avance na nossa cidade e chegue com mais qualidade para toda a população”, afirmou Laíz Layna, coordenadora de Educação em Saúde no município.
.jpeg)
Realizada durante o lançamento do programa, a primeira oficina teve como tema “Compromisso com a redução da mortalidade materna, infantil e fetal” e foi ministrada pela coordenadora de Saúde da Mulher, Maria Helena Andrade, e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosely Mota. “O comitê é formado por uma equipe multidisciplinar, com vários profissionais atuando na prevenção. Sabemos que, para prevenir uma mortalidade, não basta apenas a atuação da saúde, é preciso também infraestrutura, assistência social, educação. Só juntos vamos conseguir, de fato, prevenir essas mortes”, explicou Maria Helena.

O prefeito Júlio Nascimento defendeu a valorização de ações de reconhecimento e dos servidores, pontuando que a Secretaria Municipal de Saúde compreende a necessidade de valorizar as pessoas que trabalham dentro dela para entregar resultados para a população. “Eu aposto muito no resultado que vocês vão entregar, porque sei da estrutura que vocês têm, sei das pessoas que estão à frente dos principais serviços e dos principais planos estratégicos da nossa cidade. É para isso que estamos aqui: para servir o povo que está lá fora, precisando dos nossos serviços. E vamos ampliar cada vez mais, para alcançar cada vez mais pessoas”, ressaltou. Junto ao prefeito, estavam presentes a vice-prefeita, Gedalva Umbaubá e o secretário municipal de Governo e Gestão, Marcos Santana.

Para o médico Lucas Pereira, é muito importante participar de eventos como esse, porque isso mostra que a gestão também olha para o profissional que se dedica ao município. “É essencial ter esse cuidado com cada trabalhador da saúde, em todos os setores, mas, de forma especial, com quem está na linha de frente. Um profissional valorizado, que tem estrutura, condições e incentivo para exercer seu trabalho, vai realizar um serviço com mais qualidade e, consequentemente, alcançar os indicadores necessários para a população. Isso melhora tanto a qualidade de vida das pessoas quanto os indicadores de saúde do município”, afirmou.

Já Kátia Valença, enfermeira da rede municipal e estadual de saúde, complementou que a qualificação e a atualização profissional são fundamentais para que a cidade tenha profissionais habilitados, atualizados e preparados para o cuidado com a população. “Estar qualificado e participar de momentos como esse é algo realmente valioso. Me sinto honrada de ter sido convidada, porque esse evento representa uma entrega importante da Secretaria de Saúde, não só para os profissionais da sua própria rede, mas para toda a população de São Cristóvão”.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
