Prefeitura de São Cristóvão irá ampliar Ensino Infantil com três novas creches

A Prefeitura de São Cristóvão segue avançando no compromisso com a educação infantil e, ainda neste ano, três novas unidades de creche passarão a atender cerca de 160 crianças em tempo integral no município. A ampliação representa mais um passo importante no cuidado com a primeira infância, reforçando a política pública de acolhimento, aprendizagem e inclusão.
Uma das unidades, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Nilza Andrade, será instalada no Centro Histórico e terá capacidade para cerca de 40 crianças. Já no bairro Eduardo Gomes, o anexo da EMEI Dulcilene Teixeira Almeida foi adaptado especialmente para atender 30 alunos com estrutura completa.
A primeira estava com suas atividades paralisadas e agora, após uma ampla reforma, será reativada. Já a creche do Eduardo Gomes ampliará a atuação da unidade que já está consolidada na região. Ambas funcionarão com turmas da creche e da educação infantil, garantindo um atendimento integral com qualidade e acolhimento, e devem passar a funcionar ainda neste primeiro semestre de 2025.
Atualmente, o município contabiliza cerca de 800 matrículas em creches e se destaca como referência na alfabetização, ocupando o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) em sua categoria. De acordo com a secretária municipal de Educação, Deise Barroso, isso é fruto do investimento contínuo na primeira infância e na educação como uma prioridade.
“Desde os primeiros anos, nossas crianças participam de atividades desenvolvidas especialmente para essa faixa etária. Temos um programa pedagógico próprio, material didático adequado e formação continuada para os professores e equipes gestoras. Também realizamos atendimentos intersetoriais com a área da saúde, para garantir um desenvolvimento pleno”, ressaltou a secretária.

As novas creches seguem o padrão de cuidado e estrutura que ilustram São Cristóvão como referência no cenário educacional. As crianças da rede municipal têm acesso a atividades voltadas à coordenação motora, socialização, psicomotricidade, musicalização, além de acompanhamento pedagógico contínuo e apoio especializado para alunos com necessidades atípicas.
A alimentação também é um pilar fundamental, com oferta de três refeições diárias equilibradas, acompanhadas por nutricionistas. Entre os programas de destaque, está o Meu Primeiro Lanchinho, iniciativa municipal que garante refeições antes e durante o turno escolar, promovendo melhor desempenho e combate à insegurança alimentar nas comunidades atendidas.

Creche do Novo Pac
Além das duas unidades que serão entregues ainda no primeiro semestre, outra creche também está a caminho e irá atender cerca de 90 crianças na macrozona do Grande Rosa Elze. Contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), ela ficará localizada no bairro Rosa Maria e será a primeira escola em tempo integral do município. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e a previsão é que seja entregue até o final do ano.
A escola suprirá a demanda de matrículas na modalidade creche, para crianças de 0 a 3 anos, e pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos. A iniciativa será realizada com o propósito de reduzir as desigualdades sociais, por meio da promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e da expansão da rede municipal de educação. O espaço também contará com salas de recursos multifuncionais, que reforçam a inclusão e a modernização da educação básica, fomentando a qualidade em todas as etapas.
A secretária de educação do município, Deise Barroso, evidencia que a obra da nova creche trará mais conforto ao dar espaço para matricular mais crianças na região. “Será uma escola de tempo integral, onde as crianças poderão estudar o dia inteiro, e isso auxilia as mães que pretendem trabalhar e que podem deixar seus filhos aos cuidados do município”, destacou.
Foto de capa: Heitor Xavier