Prefeitura de São Cristóvão inicia estruturação de projeto de concessão para modernização da iluminação pública e serviços digitais

A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta quinta-feira (28), a Reunião de Partida do Projeto de Modelagem e Estruturação de Concessão nos Setores de Iluminação Pública e Serviços Digitais. O evento, realizado no Paço Municipal, marcou o início oficial dos trabalhos para modernizar a infraestrutura de iluminação da cidade e contou com a presença do prefeito Júlio Nascimento, vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal.
A reunião teve início pela manhã com apresentação do projeto e debate sobre o planejamento das próximas etapas, seguida de workshop à tarde conduzido pelo Consórcio Vital, consultoria responsável pelos estudos técnicos.
A iniciativa representa um passo fundamental para modernizar a infraestrutura de iluminação pública do município, garantindo mais eficiência energética, inovação e qualidade de vida para a população. Com ela, São Cristóvão passa a integrar uma política nacional que busca ampliar investimentos em infraestrutura urbana por meio de concessões bem estruturadas.

“Estamos iniciando um projeto que vai transformar São Cristóvão, modernizando a nossa iluminação pública e trazendo serviços digitais que vão beneficiar diretamente a população. Mais segurança, mais eficiência energética e maior qualidade de vida são resultados que todos vão sentir no dia a dia. Nosso objetivo é construir uma cidade mais moderna, inteligente e preparada para o futuro”, destacou o prefeito Júlio Nascimento.

O projeto de modelagem e estruturação da concessão
A concessão vai modernizar o parque de iluminação pública e implantar serviços digitais em São Cristóvão, representando um avanço significativo para a cidade. Os benefícios vão desde a redução do consumo de energia até a sustentabilidade ambiental.
A substituição das lâmpadas convencionais por tecnologia LED vai garantir economia aos cofres públicos, mais eficiência e menor emissão de gases poluentes. Além disso, a iluminação de qualidade contribuirá para a melhoria da segurança pública, ampliando a visibilidade em vias e espaços urbanos. Isso ajuda na prevenção de acidentes e no enfrentamento à criminalidade.
Outro destaque é a adoção de sistemas inteligentes de telegestão, que permitirão monitoramento e controle remoto da rede, aumentando a eficiência operacional e a agilidade na solução de falhas. O projeto também prevê iluminação especial em pontos históricos e turísticos e meta de eficiência energética.
Além disso, a iniciativa também impulsionará a transformação digital da cidade, irá atrair investimentos, compartilhar riscos e custos por meio da concessão, além de estimular a participação da comunidade no desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e inclusiva. Tudo isso vai posicionar São Cristóvão como referência em inovação. “Essa é mais uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa, que vai trazer mais desenvolvimento para a cidade, porque essa ação vai muito mais além do que troca de lâmpadas. Vamos incluir São Cristóvão entre as cidades inteligentes, trazendo serviços digitais que favorecem o desenvolvimento e a segurança do município”, detalhou a superintendente executiva de governo da Caixa, Vagna Cardoso.

A estruturação do projeto de concessão será desenvolvida em quatro etapas: Planejamento, diagnóstico e estudos preliminares; Estudo de viabilidade e estruturação contratual; Validação externa e, por fim, a licitação e formalização da concessão.
A partir da reunião desta quinta, equipes técnicas da Caixa, do Consórcio Vital e da Prefeitura iniciarão a fase de estudos e preparação do projeto, com previsão de conclusão em 2026.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Prefeitura de São Cristóvão inicia estruturação de projeto de concessão para modernização da iluminação pública e serviços digitais

São Cristóvão avança 11 posições e se firma entre as cidades mais competitivas do Nordeste, aponta CLP
