Prefeitura de São Cristóvão inicia distribuição de sementes para 580 famílias de agricultores locais

Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), iniciou a entrega de sementes nos assentamentos, acampamentos e povoados da cidade. Com a distribuição de 800kg de milho e 500kg de feijão destinados ao plantio de 2024, a gestão apoiará cerca de 580 famílias agricultoras locais.
Esta política pública financiada com recursos próprios da Prefeitura teve início no Assentamento Carlos Lamarca II e carrega o objetivo principal de fomentar a produção da agricultura familiar, visando a redução de custos para as famílias envolvidas. A partir disso, os produtores agrícolas poderão plantar, produzir para subsistência e também para o comércio.

A iniciativa vem acontecendo há 4 anos pela gestão do prefeito Marcos Santana, para ele, o setor agrícola merece todo apoio para que sejam realizados plantios que abastecem as casas dos agricultores e as feiras comerciais com produtos saudáveis e de qualidade. “As famílias terão sementes de milho e feijão de qualidade, poderão fazer o seu plantio, e nós brevemente teremos feijão e milho de qualidade nas nossas feiras, portanto é mais um papel da nossa administração, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, garantindo que os agricultores familiares tenham sementes de qualidade para o plantio deles”.

De acordo com Isabel Cristina, liderança do assentamento Carlos Lamarca II, as iniciativas da prefeitura para ajudar a comunidade local começou com o trabalho de maquinário para arar a terra, uma preparação para o plantio. “Ter esse carinho com os nossos assentamentos nesse período é muito importante para o agricultor que é a distribuição das sementes. Mas antes disso, veio aqui maquinário, arar a terra, os nossos lotes, cada um teve direito a uma quantidade de horas deste serviço. Agora vamos cultivar e colher bons frutos”.
.jpeg)
Gerson Evangelista é agricultor familiar na comunidade e se sente agradecido pela iniciativa da gestão municipal. “Essa iniciativa é muito boa para nós que trabalhamos na agricultura. Somos pessoas carentes, então toda ajuda é super bem-vinda, e em relação a isso, o prefeito está fazendo seu papel muito bem, está se destacando bem e estou amando e muito agradecido, ele sempre teve essa sensibilidade com a gente e ajuda no que é preciso”.

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a iniciativa é vista como um importante passo para fortalecer a economia local, incentivando a produção agrícola e garantindo a segurança alimentar da comunidade. Além disso, ressalta o compromisso da administração municipal em promover políticas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento sustentável do município.

“A expectativa é que a gente atinja mais de 580 famílias com essas sementes selecionadas, são insumos para aqueles que irão plantar, produzir e colher para geração de renda. Esse produtor também vai servir para o consumo próprio, mas o principal objetivo é geração de renda para os agricultores familiares do município de São Cristóvão”, destaca Josenito.
Fotos: Rafael Mota
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

São Cristóvão lidera geração de empregos formais no interior de Sergipe no primeiro semestre de 2025

Prefeitura de São Cristóvão une empreendedores da cidade para discutir desenvolvimento e oportunidades de negócios
