23/12/2025

Prefeitura de São Cristóvão inaugura Sala do Trabalhador e fortalece qualificação profissional no município

A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), inaugurou nesta terça-feira (23) a Sala do Trabalhador, um Centro de Inclusão Digital que será um espaço estratégico voltado à qualificação, requalificação e inclusão produtiva da população, especialmente os jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. A iniciativa vai desenvolver o programa Escola do Trabalhador 4.0 em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que disponibilizará cursos diversos, desde o letramento digital até a programação avançada.

O projeto Sala do Trabalhador é desenvolvido em parceria com o MTE, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, e conta com o apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que disponibilizou os 10 computadores utilizados. O espaço permitirá a formação de turmas de até 10 alunos por turno, nos períodos da manhã e da tarde, que funcionarão no formato rotativo. A plataforma oferece nove categorias temáticas, 39 trilhas educacionais, 190 cursos e 778 horas de capacitação.

De acordo com a diretora municipal do Trabalho, Neusa Malheiros, as turmas serão compostas conforme o perfil dos alunos e os cursos escolhidos, considerando que o período de permanência na qualificação dependerá disso, uma vez que cada curso possui carga horária e nível específicos. “Além dos cursos online, o espaço também contará com oficinas presenciais, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), para atividades na área de Inteligência Artificial. Um instrutor acompanhará os alunos de forma permanente, garantindo o cumprimento da carga horária e a emissão dos certificados ao final dos cursos”, complementou.

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, informou que as inscrições terão início no dia 5 de janeiro e poderão ser realizadas no site da Prefeitura, por meio do Portal Qualifica+, um espaço exclusivo da gestão municipal para a política de qualificação profissional. “A sala é um espaço para servir à nossa população, especialmente os trabalhadores em situação de maior vulnerabilidade e aqueles que estão em busca de mais conhecimentos para o primeiro emprego. Além das qualificações, a Sala do Trabalhador também oferecerá diversos serviços de apoio, como orientação para elaboração de currículos e auxílio na emissão da Carteira de Trabalho Digital, entre outras ações que contribuirão diretamente para fortalecer e ampliar as oportunidades dos trabalhadores de São Cristóvão.”

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

O prefeito Júlio Nascimento enfatizou a importância do espaço de qualificação profissional para atender às diferentes áreas e exigências do mercado de trabalho. Segundo ele, o município possui grande potencial, seja como sede histórica com vocação turística, seja em regiões como a macrozona do Grande Rosa Elze, cada uma com características próprias que exigem investimentos estratégicos e sensíveis ao território. O investimento em qualificação profissional, segundo o gestor, traz ganhos tanto para o município quanto para os moradores.

“O desenvolvimento do município passa por uma atuação integrada, pensando no futuro por meio da educação, mas também cuidando do presente, especialmente de quem busca oportunidades imediatas. Essa secretaria tem o papel estratégico de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda, fortalecendo a autonomia econômica do município, que ainda possui poucos recursos próprios. A Sala do Trabalhador, desde ações simples, como a elaboração de currículos, até a qualificação profissional, contribuirá para ampliar oportunidades, gerar renda, promover cidadania, dignidade e reduzir a dependência assistencial, fortalecendo São Cristóvão de forma sustentável”, destacou Júlio.

Júlio Nascimento, prefeito da cidade 

São Cristóvão foi o primeiro município de Sergipe a aderir à plataforma e também o primeiro a receber os equipamentos, reforçando a política pública de qualificação profissional com a implantação da Sala do Trabalhador. Para o superintendente regional do Trabalho em Sergipe, Cláudio Caducho, a inauguração do espaço no município representa uma celebração e uma satisfação para o MTE, por aproximar os serviços da população.

“A plataforma é um instrumento multifuncional, que reúne diversas oportunidades de qualificação nas áreas de educação, empreendedorismo, tecnologia da informação e formação cidadã, incluindo cursos como educação financeira, elaboração de currículos, preparação para entrevistas e capacitações profissionalizantes que possibilitam a geração de renda e a abertura de pequenos negócios”, enfatizou.

Cláudio Caducho, superintendente regional do Trabalho em Sergipe

A reitora do IFS, Ruth Sales, reforçou a parceria com o município e comemorou a conquista da Sala do Trabalhador. “Nosso objetivo e compromisso são qualificar pessoas para que possam conquistar autonomia e melhores condições de vida. Agradeço à Prefeitura pela parceria e confiança e desejo que todas as oportunidades sejam bem aproveitadas pela população. Este é o início de uma transformação essencial na vida das pessoas, pois a profissionalização abre portas, e é isso que desejamos: que a população tenha oportunidades de crescimento”, declarou.

Ruth Sales, reitora do IFS

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade