20/03/2026

Prefeitura de São Cristóvão fortalece ações ambientais com instalação de ecobarreiras

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vem investindo em ações voltadas à preservação ambiental por meio da implantação de ecobarreiras em trechos estratégicos, especialmente em locais de enchentes. O objetivo é conter resíduos sólidos e evitar que cheguem aos rios e oceanos.

A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb), com a responsabilidade de limpeza periódicas nas localidades; a Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Semagri), com auxílio na confecção da ecobarreira. Para a composição do projeto, a Prefeitura de São Cristóvão contou com a doação de 100 galões de água da empresa Água Mineral Imperial. 

De acordo com Aline Benício, coordenadora de Recursos Hídricos e Saneamento da Semma, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Consórcio de Saneamento da Grande Aracaju, responsável pela cessão de materiais como as redes e os cabos de aço. “O objetivo da ecobarreira é reter materiais submersos, como garrafas PET e outros resíduos sólidos, evitando que cheguem aos oceanos”, destacou. 

Aline Benício, coordenadora de Recursos Hídricos e Saneamento da Semma

Segundo a coordenadora, a primeira implantação foi no Loteamento Lauro Rocha, e apresentou resultados positivos durante os períodos de chuvas, desta vez, foi implantado na Cidade Baixa, parte do Rio Paramopama. “Vendo o sucesso da primeira ecobarreira, decidimos expandir a ideia para outra localidade, como está. O “colar” feito de galões de água conseguem conter os resíduos que seriam levados pela correnteza”. 

Eliana Cardoso, superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju, ressaltou a importância do projeto. “Essa iniciativa tem um papel fundamental na conscientização da população sobre o descarte correto do lixo. Com a implantação da ecobarreira, o município passa a beneficiar não apenas a população, mas também a fauna e a flora do rio, contribuindo diretamente para a preservação ambiental”. 

Eliana Cardoso, superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju

Raimundo Góis, servidor da Semagri, foi um dos responsáveis pela confecção da ecobarreira. “A parceria foi extremamente importante, e fico muito grato por ter contribuído com uma iniciativa que busca enfrentar um problema ambiental comum à maioria dos municípios. A proposta da ecobarreira surge justamente para minimizar esses impactos, especialmente a poluição em rios e manguezais”, concluiu. 

Raimundo Góis, servidor da Semagri
Publicado por Érica Xavier
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade