21/07/2025

Prefeitura de São Cristóvão e UFS fortalecem parceria para ampliar serviços no Laboratório Municipal de Saúde Pública Carlos Alberto Santos Feitosa

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu, nesta segunda-feira (21), representantes do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de fortalecer laços institucionais e ampliar os serviços laboratoriais oferecidos à população no Laboratório Municipal de Saúde Pública Carlos Alberto Santos Feitosa. Durante a visita técnica ao novo espaço do laboratório, os representantes da universidade reforçaram o compromisso da instituição em expandir a parceria com o município, especialmente na área de análises clínicas.

O laboratório foi reinaugurado em um novo espaço no dia 16 de julho de 2024 e, desde então, vem fazendo a diferença na vida dos cidadãos de São Cristóvão, com a realização de 4.561 exames até o momento. Segundo Rosely Mota, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o município reconhece que ainda há uma demanda reprimida, e, por isso, os esforços têm sido no sentido de firmar parcerias e ampliar a oferta de serviços na área clínica.

A coordenadora ainda esclarece que as iniciativas de ampliação, tornarão o laboratório municipal mais independente. “Com a ampliação dos serviços clínicos, vamos aumentar o número de exames ofertados e garantir agilidade nos diagnósticos. A iniciativa visa reduzir a atual demanda reprimida e facilitar o acesso da população a exames como hemograma, lipidograma, VDRL, análise de urinas, entre outros que, atualmente, são realizados com maior dependência no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN)”, pontua Rosely. 

Rosely Mota, coordenadora de Vigilância Epidemiológica

Estão em andamento os processos para aquisição dos novos materiais, insumos e equipamentos para fortalecer a capacidade técnica do laboratório. Entre os itens previstos estão analisadores bioquímicos, equipamentos para hematologia e microscópios. Com a chegada desses aparelhos, será possível não só aumentar o volume de exames realizados, como também as análises oferecidas à população. 

A visita técnica começou pela nova estrutura do laboratório, em seguida, as equipes se direcionaram para a Secretaria de Saúde para discutir sobre os trabalhos já executados até o momento, especialmente, as demandas de exames. De acordo com a professora do Departamento de Farmácia e especialista em hematologia, Dulce Marta, esta visita representa o início de uma nova fase na colaboração entre a universidade e o município. “A Secretaria de Saúde de São Cristóvão é historicamente uma grande parceira da UFS, especialmente do curso de Farmácia. O que estamos fazendo hoje é aprofundar essa relação, unindo ensino, pesquisa e extensão em benefício da comunidade”, afirmou. 

Dulce Marta, professora do Departamento de Farmácia

Inicialmente, a equipe da UFS atuará com consultoria técnica para apoiar a montagem e o aperfeiçoamento das atividades clínicas no laboratório. Posteriormente, é idealizada a inserção de estudantes da área da saúde em estágios supervisionados, além de desenvolver projetos de extensão e pesquisa já aprovados e com recursos disponíveis. “A UFS está em São Cristóvão e existe para servir à sociedade. Esse projeto é de interesse mútuo e quem mais ganha com ele é a população. A cidade se mostrou adequada para esse crescimento que estamos discutindo hoje”, complementou Alfredo Dias, chefe do Departamento de Farmácia/UFS. 

Alfredo Dias, chefe do Departamento de Farmácia/UFS. 

Durante a visita técnica, representantes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde; Diretoria de Gestão em Trabalho e Educação em Saúde; profissional RT de Ensino-Serviço e servidores do laboratório municipal acompanharam os professores e sanaram todas as dúvidas a respeito dos procedimentos do setor executados pelo município. 

Fotos: Erica Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Erica Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade