Prefeitura de São Cristóvão e Senai certificam 74 alunos em cursos de qualificação profissional
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou 96 alunos que participaram de quatro cursos de qualificação profissional. As aulas foram ministradas nas carretas do Senai, localizadas no Centro Histórico da cidade e no Facilita São Cristóvão, no Centro de Atendimento ao Cidadão no bairro Rosa Elze. O objetivo foi aprimorar as habilidades dos participantes e prepará-los para o mercado de trabalho.
As 96 vagas oferecidas contemplaram cursos de auxiliar de padeiro, auxiliar de confeiteiro, marcenaria moderna e eletricista instalador predial, com aulas realizadas entre 18 de junho e 14 de agosto deste ano. Dos inscritos, 74 concluíram o curso com sucesso, alcançando um índice de aproveitamento de 82%. O professor de Marcenaria Moderna, Vinícius Silva, destacou a importância da qualificação técnica no contexto atual, mencionando as oportunidades que surgem para profissionais capacitados.
“Estou muito feliz em ver os alunos concluindo os cursos. Meu conselho é que façam cursos que complementem suas áreas de atuação. É inspirador ver alguns aqui que seguiram esse caminho. O conhecimento é fundamental, e é ainda mais importante continuar aprendendo e se capacitando. Eu sou ex-aluno do Senai, e se não tivesse persistido, não seria professor hoje. Quem sabe no futuro, terei colegas de trabalho que fizeram parte deste projeto de interiorização”, comentou o professor.
Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet, enfatizou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento da comunidade e destacou o compromisso da gestão municipal em proporcionar oportunidades de capacitação aos cidadãos de São Cristóvão. “Essa parceria com instituições formadoras é fundamental para qualificar a mão de obra em diversas áreas do mercado de trabalho, que está em crescimento e desenvolvimento na cidade, como no caso do Moinho de Trigo da Maratá”, ressaltou.
O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, afirmou que mais de 2.300 sancristovenses já foram capacitados pela atual gestão, em diversas áreas, incluindo a indústria e o comércio. “A entrega desses certificados é essencial, pois dá continuidade às certificações em diferentes setores, com foco atual na indústria. A qualificação do trabalhador amplia suas chances de conseguir uma vaga no mercado ou até mesmo de abrir o próprio negócio. Para isso, contamos com a Sala do Empreendedor, que incentiva a criação de novos negócios”, explicou o secretário.
Parceria
Marcelo Matos, da Gerência de Relações com o Mercado, representando o Senai, destacou a relevância da parceria com a Prefeitura. “Essa é uma colaboração de longa data, e agora disponibilizamos seis turmas, totalizando 96 matrículas. Estamos formando mão de obra qualificada para as empresas locais e das regiões vizinhas. Esse é o principal objetivo do Senai: promover a qualificação profissional para aumentar a produtividade das empresas e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso dos formandos ao mercado de trabalho, seja por meio de emprego formal ou atuação autônoma", explicou.
Participantes dos cursos
Os depoimentos dos participantes evidenciam o impacto transformador desses cursos em suas vidas. A manicure e agora confeiteira Érika Santos Corrêa, que sempre teve interesse em ingressar no mundo da confeitaria, aproveitou a oportunidade para expandir suas habilidades. “Esse curso foi a porta de entrada que eu precisava. Sempre gostei de confeitar, mas faltava a qualificação. Agora, com as técnicas que aprendi, posso oferecer um serviço ainda melhor aos meus clientes e até pensar em abrir meu próprio negócio”, comentou.
Karine Santos de Góis, uma das formandas também do curso de auxiliar de confeitaria, destacou a importância dessas iniciativas para abrir novas perspectivas profissionais. “Sempre sonhei em trabalhar com confeitaria porque meu objetivo era ter meu próprio negócio. Cheguei aqui sem nenhuma experiência, mas mesmo sabendo que o começo é desafiador, não desisti. Hoje, posso dizer que realizei esse sonho e me sinto preparada para seguir em frente”, afirmou.
Michael José de Santana, aluno do curso de eletricista instalador predial básico, compartilhou do mesmo entusiasmo ao avaliar os cursos como uma grande oportunidade. “Além de aprender uma nova profissão, participar desse curso foi uma experiência excelente para mim. O foco e a prática ajudaram a organizar minha mente e trouxeram um novo sentido para a minha rotina. Agora, me sinto pronto para abraçar novas oportunidades”, revelou.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
