Prefeitura de São Cristóvão e CDMCA firmam termos de fomento para projetos sociais voltados a crianças e adolescentes
No último dia 8 de agosto, o Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oficializou a assinatura dos termos de fomento para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa, promovida por meio de edital, beneficiará o Instituto Vó Cidália Jesus o Pão da Vida (IPAVI) e a Associação Lar Esmeralda, ambas instituições dedicadas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
De acordo com André Dória, secretário adjunto da Semas, foi realizada uma capacitação com diversas organizações, mas apenas essas duas se mostraram aptas para receber o apoio. Ele enfatizou que o principal objetivo desse fomento é fortalecer a política pública voltada para a proteção da infância e adolescência no município. “São projetos que vão possibilitar que as crianças e adolescentes do nosso município tenham a construção de um futuro melhor, mais voltado para a educação, prática esportivas, saindo da ociosidade, de algumas atividades que acabam gerando problemas para elas, como a drogadição, uso e abuso de substâncias psicoativas”.
Thays Mara, presidente do CDMCA, destacou a relevância da assinatura dos termos como um passo fundamental na proteção do público-alvo. Para ela, a parceria com essas instituições é crucial para ampliar o alcance dos serviços oferecidos. “Precisamos proteger o nosso futuro, e não só por isso, todo indivíduo precisa de proteção e principalmente nossas crianças indefesas”.
O prefeito Marcos Santana, por sua vez, reforçou a importância dessa ação para garantir que os serviços cheguem a todas as localidades do município. "Nosso objetivo é garantir que todos, independentemente de onde moram, tenham acesso aos serviços essenciais. A gente precisa fazer, de fato, o uso das organizações do terceiro setor para que isso aconteça. Então, é um momento de muita alegria a gente poder repassar esses recursos que serão realmente utilizados e aplicados em ações que vão ajudar a população vulnerável”.
Organizações beneficiadas
O presidente do IPAVI, Paulo Santos, comemorou a renovação do termo de fomento. "É uma atitude de grande importância, pois vamos continuar fazendo a inclusão de crianças e adolescentes seja no esporte, na atividade de inclusão da família, que veem uma oportunidade de mudar as realidade de suas crianças, e de se ajustarem melhor com as demandas sociais que estão vivendo”.
Acácia Mendes, presidente da Associação Lar Esmeralda, também celebrou o apoio recebido. Ela destacou que o projeto, que atua há 16 anos no povoado Recreio dos Passarinhos, será ainda mais fortalecido com o fomento. "Nós temos um atendimento diário de 60 crianças. Nosso projeto atua com reforço escolar, projetos voltados ao esporte, à música e à leitura. Portanto, esse fomento vem a agregar, e estamos felizes por esse momento".
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo