08/10/2024

Prefeitura de São Cristóvão comemora os 202 anos da Independência do Brasil com Desfile Cívico no Centro Histórico da cidade

No dia 07 de setembro, a Independência do Brasil completou 202 anos e a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou o tradicional Desfile Cívico no Centro Histórico da cidade, com apresentações de desfile militar e desfile estudantil com as escolas municipais e estaduais. 

A cidade foi palco de 15 desfiles que percorreram o Centro Histórico, com concentração na Praça da Bandeira, passando pela Praça São Francisco e contornando a Praça da Matriz. No período da tarde, as comemorações foram iniciadas pelo Desfile Militar, com a participação do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, Aeronáutica, Grupamento de Veteranos do Exército Brasileiro, e a Lira Sancristovense, além da abertura com apresentações das escolas municipais. Em seguida, 11 escolas, tanto municipais quanto estaduais, desfilaram pelas ruas com temáticas relevantes, homenagens e contando a história da cidade.

Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, cerca de 1800 alunos se apresentaram na avenida levando uma variedade de temáticas. “Neste ano, não definimos um único tema, mas todos os temas estão relacionados, naturalmente, à independência, à democracia, à liberdade e à expressão do senso crítico”. 

Deise Barroso, secretária da Educação 

A secretária Deise conta ainda que o Desfile Cívico é a culminância de todo um trabalho pedagógico exercido em sala de aula a respeito do tema da independência. “O desfile de hoje é a culminância desse processo educativo. Não é algo feito de forma superficial ou apenas para cumprir uma tradição, mas sim para que os alunos, ao participarem, compreendam o verdadeiro significado da independência do Brasil”. 

O prefeito da cidade, Marcos Santana, reforça ser um momento de alegria  comemorar o dia que é símbolo de liberdade. "Democracia e paz só se constroem com liberdade, e é por isso que estamos aqui hoje: para lembrar nossos antepassados, aqueles que lutaram para que este país continuasse livre. Nos reunimos para celebrar o aniversário da independência e devemos reforçar esse compromisso todos os dias, garantindo que o país preserve sempre a sua democracia". 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

Escolas

Para o Desfile Cívico, cada escola passa por um cuidadoso processo de preparação, escolhendo um tema específico e definindo as homenagens que desejam apresentar ao público nas ruas. Essa preparação envolve não apenas a criação das alegorias e coreografias, mas também um trabalho pedagógico que conecta os alunos ao significado histórico e cultural do evento. 

Desfilaram no dia 07 a Escola Estadual Luiz Guimarães, EMEF Tia Marinete, EMEF Pedro Amado, EMEF Lourival Baptista, EMEF Cláudio Meireles, Centro Educacional Prado Meireles, Escola do Lar Imaculada Conceição, Colégio Estadual Professora Clarisse da Silva, Escola Estadual Manoel dos Passos de Oliveira Teles, EMEF São Cristóvão, EMEF Gina Franco. 

Para Nadja Ivone, gestora da EMEF Gina Franco, esse ano não foi especial para o esporte e decidiu homenagear a prata da casa, a campeã olímpica, Duda Lisboa, como também apresentar ações que fazem parte da escola. “Mais um ano, um ano desafiador, a escola trouxe para as ruas uma homenagem a Duda Lisboa, nossa medalhista olímpica. Além disso, trouxemos um pouco da diversidade que a nossa escola trabalha, que são os nossos alunos AEE (Atendimento Educacional Especializado). É um momento de alegria e elegância!”

Nadja Ivone, gestora da EMEF Gina Franco

O gestor da EMEF São Cristóvão, Arilucio Espinheiro Santos, compartilhou o tema escolhido da escola: EMEF São Cristóvão, arte, cultura, educação e patrimônio. “Estamos levando um pouquinho da nossa história, levar um pouco do que a escola trabalha normalmente no seu dia a dia, além disso, levar parte da cultura e da história da cidade de São Cristóvão”.  

Arilucio Espinheiro Santos, gestor da EMEF São Cristóvão

Pais e Alunos 

A participação dos alunos no Desfile Cívico é um momento de grande orgulho e alegria tanto para eles quanto para suas famílias. Vestidos com trajes temáticos e envolvidos em apresentações cuidadosamente preparadas, os estudantes têm a oportunidade de demonstrar o que aprenderam sobre cidadania, história e cultura. 

A estudante da EMEF Gina Franco, Ana Alícia dos Santos, presidente do Grêmio da escola, compartilha sua alegria de estar participando do desfile pela primeira vez.“Estou nervosa, pois é a primeira vez que eu vou dançar para muitas pessoas, mas me sinto feliz em poder representar a minha escola de um jeito tão legal, tão divertido. Além disso, foi bom conhecer as pessoas que trabalharam comigo, e os meus instrutores são maravilhosos, então é uma ótima experiência”. 

Ana Alícia dos Santos, presidente do Grêmio da EMEF Gina Franco 

Essa alegria também é compartilhada por pais dos alunos, que acompanham seus filhos do começo ao fim, para não perder nenhuma cena desse momento especial, como é o caso de Cristiane dos Santos, que estava ansiosa para assistir a apresentação da filha que participará do pelotão comissão de frente da EMEF Gina Franco. “É uma oportunidade que eu sou grata, mais uma vez vou assistir minha filha desfilar. É um sonho que eu não pude realizar, então, hoje me sinto muito feliz por ver ela realizando. Este ano ela vai desfilar na comissão de frente, estou ansiosa por esse momento”. 

Cristiane dos Santos 

Fernanda Rocha, acompanhava sua filha Maria Clara nos detalhes finais do figurino. Maria Clara se apresentou no pelotão de Baliza, da EMEF Gina Franco. “Não é a primeira vez  que a minha filha desfila, e é sempre uma grande alegria, uma ansiedade boa de poder mais um ano realizar um sonho dela”. Maria Clara acrescenta que mesmo não sendo a primeira vez “é sempre uma sensação boa de sonho realizado”. 

Fernanda Rocha e sua filha Maria Clara 

A alegria também tomava conta da mãe, Fabrícia de Oliveira. “É a primeira vez que meu filho desfila, e é uma alegria imensa, além de muito orgulho”. Seu filho, Eduardo de Oliveira, aluno da EMEF Lourival Baptista, enfatiza sua alegria. “Estou feliz por esse dia, era algo que eu já tinha muita vontade e hoje realizei". 

Fabrícia de Oliveira e seu filho Eduardo de Oliveira 

Público e Comércio 

O evento é esperado por toda a população que saem das suas casas para prestigiar todas as escolas, as crianças e seus respectivos familiares e amigos nas apresentações. Esse ambiente festivo atrai também comerciantes locais, que aproveitam a oportunidade para vender seus produtos. O evento se torna não apenas uma celebração cívica, mas também um momento de movimentação econômica, fortalecendo o comércio local. 

Ana Cláudia Lima, funcionária pública, afirma que prestigia o evento todos os anos. “Eu sempre fico emocionada, eufórica, marcando presença todos os anos para prestigiar todas as escolas, as crianças, mesmo quando minha filha não sai. Este ano ela escolheu não desfilar, mas estamos aqui prestigiando todos”.

Ana Claúdia junto com a família prestigiando mais um ano de desfile 

A comerciante, Maria da Conceição, também compartilha que já é veterana no evento de comemoração da independência.” Já faz alguns anos que comercializo nesse feriado, todos os anos anteriores foi positivo, e a minha expectativa é que este ano seja mais um ano proveitoso para as vendas. Sempre que tem eventos, é uma ótima oportunidade para nós comerciantes”. 

Maria da Conceição, comerciante 

No dia seguinte, domingo (08), houve o desfile cívico no bairro Eduardo Gomes. 

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade