Prefeitura de São Cristóvão celebra 25 anos da Defesa Civil Municipal

Com o objetivo de celebrar os 25 anos da Defesa Civil Municipal, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), realizou nesta sexta-feira (10) um evento em homenagem à trajetória da instituição e às pessoas que contribuíram para sua história. A celebração integrou a programação da Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres.
Criada em outubro de 2000, por meio da Lei 2604/55, a Defesa Civil de São Cristóvão surgiu em atendimento à exigência de que municípios com mais de 50 mil habitantes possuam uma Coordenadoria de Defesa Civil. Desde então, o órgão atua nas fases de prevenção, preparação, mitigação e reconstrução de cenários de desastres naturais ou provocados pela ação humana.

Em seu discurso, a vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, destacou o papel humano e solidário da instituição. “A Defesa Civil é o braço estendido, mas também o coração solidário de uma cidade que nunca abandona os seus. Neste momento tão especial, não celebramos apenas uma data, mas valores de vida, solidariedade, cooperação e serviço público. Deixo aqui a minha gratidão e reconhecimento a todos vocês que fazem a Defesa Civil da nossa cidade, do estado e de todo o país.”

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, que integra o órgão há 15 anos, celebrou o marco e destacou os avanços alcançados.
“Durante esses 25 anos, passamos por um processo de aprimoramento tecnológico e de qualificação dos serviços e atendimentos. São Cristóvão, hoje com mais de 100 mil habitantes, tem na Defesa Civil um corpo essencial. Atuamos com vistorias técnicas, alertas e ações educativas junto à população. Hoje contamos com duas estações meteorológicas e quatro pluviômetros, que permitem prever com antecedência eventos como chuvas intensas e alagamentos, garantindo respostas mais rápidas e eficientes. Festejar esses 25 anos é olhar para um ciclo de crescimento, inovação e compromisso com a segurança da nossa cidade”, ressaltou o coordenador.

A Defesa Civil Municipal tem como missão promover, coordenar e supervisionar ações de prevenção e mitigação de desastres e acidentes, além de prestar assistência em situações de emergência e calamidade pública. Vinculada à Semdes, a instituição é referência em compromisso e dedicação ao serviço público.
Durante o evento, o secretário da Semdes, Coronel José Moura Neto, destacou a importância da data e homenageou os profissionais que contribuíram para a trajetória da instituição. “Hoje São Cristóvão celebra 25 anos de coragem, compromisso e amor ao próximo. Não é apenas uma data no calendário, é o testemunho vivo de uma história feita por pessoas que escolheram servir. Homens e mulheres que enfrentaram o caos e a incerteza movidos por uma única certeza: salvar vidas. Cada operação e cada gesto de empatia ajudaram a construir algo maior do que uma instituição. A Defesa Civil de São Cristóvão é um símbolo de humanidade e solidariedade”, declarou.

Presente no evento, o coordenador de planejamento da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano Macedo Queiroz, destacou que a comemoração também marcou a abertura da Semana Nacional de Redução de Desastres. “Essa é uma semana de eventos em todo o país, com palestras, seminários e ações educativas. Em parceria com a Defesa Civil Municipal de São Cristóvão, trouxemos uma palestra do UNICEF sobre a vulnerabilidade das crianças em situações de emergência. É uma grande satisfação participar dessa celebração e reafirmar o compromisso da Defesa Civil Estadual com o município.”

A especialista em emergências do UNICEF Brasil, Isabel Bachtold, também participou do evento e ressaltou a importância da parceria com o Estado de Sergipe.“Estamos aqui para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em situações de risco e desastre. Sabemos que os desastres têm se tornado mais frequentes e que esse público é o mais vulnerável nesses contextos. O UNICEF está presente em 63 municípios sergipanos e, pela primeira vez, as ações da Defesa Civil entram nesse processo. Esperamos caminhar junto com as Defesas Civis estadual e municipais para garantir mais proteção às crianças e adolescentes.”

Presenças
Estiveram presentes no evento equipes das Defesas Civis dos municípios de Aracaju, Divina Pastora e Aquidabã. O presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Thiago Corrêa, e os vereadores Luciano da Colônia, Marcão da Pastoral, Cabo Vitor e Robson da Cabrita também prestigiaram a celebração.


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de SEMDES

Prefeitura de São Cristóvão celebra 25 anos da Defesa Civil Municipal

Formatura da Guarda Civil Municipal de São Cristóvão marca o início de sua atuação capacitada e integrada para a proteção da população
