Prefeitura de São Cristóvão assina termos de cooperação com a SSP para fortalecer segurança na cidade

Na manhã desta quinta-feira (30), a Prefeitura de São Cristóvão deu um passo significativo em direção à melhoria da segurança pública local ao firmar dois termos de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de Sergipe. Os termos assinados visam fortalecer a integração entre a gestão municipal e as forças de segurança estadual, além da capacitação dos agentes de segurança local.
.jpeg)
O primeiro termo de cooperação assinado nesta manhã diz respeito ao monitoramento urbano. A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), realizou a instalação de 34 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, e serão instaladas ainda mais 5, totalizando 39 pontos de vigilância estratégica, como explica o secretário de Defesa Social do município, Edmilson Brito.

“Essa iniciativa representa um salto qualitativo no acompanhamento em tempo real das atividades urbanas, proporcionando maior eficácia nas ações preventivas e de resposta rápida. Ao todo, teremos 39 câmeras espalhadas por nossa cidade, em pontos estratégicos, e o monitoramento será feito pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), um dos termos assinados hoje foi para garantir isso”, destaca Edmilson.

O segundo termo de cooperação trata do curso de formação aos novos guardas municipais para a Guarda Municipal que será instalada em São Cristóvão. Edmilson explica que uma das etapas do concurso é a formação capacitadora para os novos guardas, e este curso será realizado pela Academia de Polícia (Acadepol). Essa medida não apenas fortalece a representação e atuação dos agentes municipais na segurança local, mas eleva o nível de preparo e profissionalismo desses servidores.
"Este curso de formação dará capacidade aos guardas ter porte de armas. É uma fase preparatória realizada pela própria Adepol e, com este curso, poderemos dar entrada junto a Polícia Federal para os novos agentes de segurança terem o porte de armas e assim, trabalharem com mais tranquilidade e darem mais segurança a nossa cidade”, explica o secretário da Desefa Social.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância desses termos de cooperação, enfatizando o compromisso conjunto com a SSP. “É uma importância muito grande, é uma expectativa que eu criei há muito tempo e hoje estamos concretizando. Agradeço à SSP e ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, por se somar comigo em busca de um ambiente mais seguro e tranquilo para os cidadão de São Cristóvão. O povo sancristovense merece se sentir protegido, com bem-estar e confiança na comunidade”.

A cidade de São Cristóvão está à véspera da realização do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), e o prefeito Marcos Santana aproveita o momento para ressaltar que a parceria com órgãos de segurança do estado já está firmada, e que colaboração entre as esferas governamentais fará da 38ª edição do Fasc, mais um vez, dias de festas com mínimas ou nenhuma ocorrência.
O secretário da SSP, João Eloy, concorda com o prefeito sobre a importância dos termos assinados, e adiciona combinações futuras para melhorar ainda mais o compartilhamento de forças em prol da segurança dos sancristovenses. “Acerca do termo de monitoramento com a CIOSP, estava combinando com o prefeito Marcos, para que, no futuro, façamos um treinamento para o próprio pessoal da Guarda Municipal também possam fazer esse monitoramento dentro da cidade, ou seja, podemos ter tanto a CIOSP, através da Polícia Militar, monitorando essas câmeras como a Guarda Municipal”.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Abre e fecha na Semana Santa: Confira o funcionamento dos órgãos municipais em São Cristóvão no feriadão

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
