Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida

Nesta segunda-feira (11), o Del Mar Hotel foi espaço para o evento em celebração aos 16 anos do programa Minha Casa Minha Vida, realizado pela Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) e a Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi-SE). A iniciativa foi voltada ao fortalecimento de políticas de habitação no estado. Com o tema “Caminhos para os municípios reduziram o déficit habitacional”, o ocorrido reuniu prefeitos, representantes de instituições públicas, empresas do setor privado e organização da sociedade civil, incentivando o diálogo e a cooperação em torno de soluções para garantir moradia digna à população.
O município de São Cristóvão foi destaque durante o encontro, apresentando todas as iniciativas tomadas e os avanços obtidos na área habitacional na Cidade Mãe de Sergipe. Atualmente, o município conta com três programas habilitados e selecionados para execução: o Minha Casa Minha Vida FAR, com o Residencial Piranji I e II, com 288 novas unidades habitacionais em andamento; o Pró-moradia, com 80 unidades em execução; e o empreendimento Nova Vida São Cristóvão, que faz parte do Minha Casa Minha Vida - Cidade, o qual iniciará seu processo de obras ainda neste ano.

Na sua apresentação, o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, enfatizou que umas das atitudes essenciais para o trabalho bem feito e com qualidade é o planejamento. “Por isso contamos com o Plano Local de Habitação de Interesse Social, que nos oferece um diagnóstico preciso sobre onde e como investir, quais localidades priorizar e quais intervenções realizar para enfrentar esse desafio de déficit habitacional em nossa cidade”.

Além dessas obras, o prefeito também destacou os projetos Conjunto Habitacional Lourdes Azevedo, e obras de macrodrenagem da macrozona do Grande Rosa Elze. “Além da casa em condições aceitáveis para moradia, precisamos cuidar dos entornos. Fomos contemplados com o PAC seleções, que nos permitiu projetar grandes melhorias nos bairros da macrozona do Grande Rosa Elze, que permitirá mais qualidade de vida e diminuir impactos negativos em períodos de chuvas”, reforça o prefeito.
.jpeg)
No evento, o prefeito estava acompanhado da secretária de Infraestrutura, Carlyanne Santos; secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana; Assistentes Sociais do município e a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha.
A execução dos programas de habitação no município recebe um importante auxílio da pasta de Assistência Social, que atua no acompanhamento das famílias beneficiadas, garantindo que o processo de seleção seja transparente e que os contemplados atendam aos critérios estabelecidos. “Ao longo dos anos, o programa vem se fortalecendo e proporcionando aos municípios diversas estratégias para ampliar o acesso à moradia, especialmente para a população mais vulnerável, aquelas pessoas que mais precisam e que enfrentam dificuldades para conquistar a casa própria. Por meio do Minha Casa Minha Vida, essa população tem a oportunidade de conquistar uma moradia digna e segura”, enfatiza Lucianne Rocha.
.jpeg)
Para o representante da ADEMI-SE, Evislan Souza, o caso de São Cristóvão é um exemplo para o estado, . “O município já está em operação com o programa Casa Feliz, além do Minha Casa Minha Vida FAR e do Pró-Moradia. Isso só foi possível graças à visão estratégica do prefeito Júlio Nascimento, que priorizaram a habitação e garantiram que os programas avançassem. E ainda vem mais: em breve devem ser anunciados empreendimentos vinculados ao FGTS, com aporte municipal de R$55 mil por família”, afirmou.


Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas

Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida
