Prefeitura de São Cristóvão amplia atendimento com novo serviço de Pediatria nos Centros de Especialidades do município
A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou nessa segunda-feira (08) um novo serviço especializado em Pediatria nos dois Centros de Especialidades do município. A iniciativa tem a finalidade de atender uma alta demanda por consultas infantojuvenis e expandir o acesso das famílias em cuidados preventivos e diagnósticos de forma rápida, fortalecendo a rede de cuidado às crianças e assistência às famílias.
O serviço representa um avanço significativo para o município. De acordo com a coordenadora de Atenção Especializada em Saúde, Luana de Santana, foram contratadas duas médicas com a estratégia de ampliar o atendimento especializado, garantir resolutividade e fortalecer a linha de cuidado infantojuvenil, oferecendo acompanhamento, diagnóstico e tratamento de forma qualificada. “A implantação já estava no planejamento do município, porque sabemos da demanda identificada nas próprias unidades básicas: o quantitativo de crianças e adolescentes atendidos em São Cristóvão é alto. A partir dessa realidade, elaboramos o planejamento e criamos o serviço, alinhado ao fortalecimento da rede de atenção à saúde e à ampliação dos serviços especializados.”
O serviço funciona nos dois Centros de Especialidades, no Raimundo Aragão (Centro Histórico) e Lurdes Vieira (Eduardo Gomes), com atendimentos às segundas-feiras e terça-feiras, respectivamente, das 07h às 17h. A médica pediatra, Áquila Alves, é a especialista responsável pelos atendimentos na região do Centro Histórico da cidade, e celebrou seu retorno à rede na rede. “Acredito que a população só tem a ganhar. Já atendi casos que realmente precisavam de pediatra, porque às vezes, mesmo que o clínico tenha competência, existem situações muito específicas que apenas o especialista consegue observar.”
A médica ainda observa que o papel da pediatria está na prevenção. “A gente não quer atender criança doente, queremos evitar que ela adoeça, a pediatria é isso. Quando a criança faz acompanhamento desde os primeiros meses, conseguimos trabalhar melhor a medicina preventiva e reduzir a necessidade de procurar um serviço de urgência”, esclareceu.
O acesso ao serviço ocorre por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após avaliação médica, caso seja identificada a necessidade, a equipe realizará o encaminhamento para atendimento especializado em Pediatria.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Prefeitura de São Cristóvão amplia atendimento com novo serviço de Pediatria nos Centros de Especialidades do município
Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirão de serviços em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos