09/12/2025

Prefeitura de São Cristóvão amplia atendimento com novo serviço de Pediatria nos Centros de Especialidades do município

A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou nessa segunda-feira (08) um novo serviço especializado em Pediatria nos dois  Centros de Especialidades do município. A iniciativa tem a finalidade de atender uma alta demanda por consultas infantojuvenis e expandir o acesso das famílias em cuidados preventivos e diagnósticos de forma rápida, fortalecendo a rede de cuidado às crianças e assistência às famílias. 

O serviço representa um avanço significativo para o município. De acordo com a coordenadora de Atenção Especializada em Saúde, Luana de Santana, foram contratadas duas médicas com a estratégia de ampliar o atendimento especializado, garantir resolutividade e fortalecer a linha de cuidado infantojuvenil, oferecendo acompanhamento, diagnóstico e tratamento de forma qualificada. “A implantação já estava no planejamento do município, porque sabemos da demanda identificada nas próprias unidades básicas: o quantitativo de crianças e adolescentes atendidos em São Cristóvão é alto. A partir dessa realidade, elaboramos o planejamento e criamos o serviço, alinhado ao fortalecimento da rede de atenção à saúde e à ampliação dos serviços especializados.”

Luana de Santana, coordenadora de Atenção Especializada em Saúde - Foto/Heitor Xavier 

O serviço funciona nos dois Centros de Especialidades, no Raimundo Aragão (Centro Histórico) e Lurdes Vieira (Eduardo Gomes), com atendimentos às segundas-feiras e terça-feiras, respectivamente, das 07h às 17h. A médica pediatra, Áquila Alves, é a especialista responsável pelos atendimentos na região do Centro Histórico da cidade, e celebrou seu retorno à rede na rede. “Acredito que a população só tem a ganhar. Já atendi casos que realmente precisavam de pediatra, porque às vezes, mesmo que o clínico tenha competência, existem situações muito específicas que apenas o especialista consegue observar.”

A médica ainda observa que o papel da pediatria está na prevenção. “A gente não quer atender criança doente, queremos evitar que ela adoeça, a pediatria é isso. Quando a criança faz acompanhamento desde os primeiros meses, conseguimos trabalhar melhor a medicina preventiva e reduzir a necessidade de procurar um serviço de urgência”, esclareceu. 

Áquila Alves, médica pediátra 

O acesso ao serviço ocorre por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após avaliação médica, caso seja identificada a necessidade, a equipe realizará o encaminhamento para atendimento especializado em Pediatria.

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade