Prefeito de São Cristóvão conhece iniciativas de sucesso em Indiaroba e planeja implementação de moeda social e Banco Municipal na Cidade Mãe
Na tarde da última quarta-feira (26), o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, esteve em Indiaroba com o objetivo de conhecer o Banco Popular do município e a moeda social local, o Aratu. A visita teve como propósito entender o funcionamento dessas iniciativas de sucesso para adaptá-las e impulsionar a economia local de São Cristóvão.
O Banco Popular de Indiaroba é pioneiro no Nordeste do país, e oferece microcrédito de baixo custo para a população mais carente, com foco no fortalecimento da economia local. Um dos maiores sucessos da iniciativa é a Moeda Social Aratu, uma moeda digital com paridade com o real (A$ 1 = R$ 1), que circula exclusivamente dentro dos limites do município.
A moeda foi fruto de uma análise que revelou que os recursos que eram gerados na cidade não retornavam à economia local. Para reverter esse quadro, a moeda Aratu foi implementada com o objetivo de incentivar o consumo dentro da cidade, evitando a fuga de capital para municípios vizinhos e fortalecendo o comércio local, além de gerar um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
O nome Aratu foi escolhido em homenagem ao marisco típico da região, que é um símbolo da cultura local e da força do trabalho das marisqueiras. A moeda é utilizada principalmente para transações comerciais, sendo utilizada somente dentro de Indiaroba e também é aplicada nos programas sociais municipais.
Sucesso da iniciativa
O secretário de Governo e Gestão de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento, destacou a importância de utilizar a mesma tecnologia que impulsiona a compra fora do município para fazer o dinheiro circular internamente. "O nosso banco é 100% digital, paritário ao real, e as taxas administrativas são reinvestidas na própria cidade. Isso fortaleceu nossa economia, dinamizou negócios e nos trouxe um senso de pertencimento", afirmou Adinaldo. Atualmente, quase 100% do comércio local aceita a moeda Aratu.
Marcos Sertanejo, prefeito de Indiaroba, expressou sua satisfação em receber a comitiva de São Cristóvão e elogiou o trabalho realizado por Júlio Nascimento. "Estamos muito felizes em poder compartilhar nossa experiência. Tenho certeza de que em São Cristóvão o trabalho será igualmente bem-sucedido, pois vemos no prefeito Júlio a mesma paixão e compromisso com a cidade e a população", comentou o prefeito.
Implementação em São Cristóvão
O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, elogiou a experiência de Indiaroba e anunciou que, na Cidade Mãe, a moeda social será chamada "Bricelet", em referência ao famoso biscoito produzido no município e que é Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. Júlio destacou que o projeto de implantação da moeda social já está em andamento desde a gestão anterior do ex-prefeito Marcos Santana e que a criação do Banco Municipal está prevista para os próximos meses. A ideia é que seja aplicada nos programas sociais do município, a exemplo do Bolsa Família Municipal, assim como ocorre em Indiaroba. "Estamos finalizando a minuta da lei, e vamos enviar para a Câmara de Vereadores. Em breve, esperamos ter a moeda social e o banco municipal operando em São Cristóvão, promovendo o fortalecimento da nossa economia local", afirmou.
Presenças
Além do prefeito Júlio Nascimento, participaram da visita o secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão, Marcos Santana; a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha; o procurador geral do município, José Robson Almeida; e o chefe de gabinete do prefeito de São Cristóvão, Eldro da França. Também esteve presente o vice-prefeito de Indiaroba, Marcelo Leite.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão