Plantão Psicológico da Secretaria de Saúde já atendeu mais de 200 sancristovenses

Disponibilizado para toda a população sancristovense desde o dia 28 de abril, o Plantão Psicológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já atendeu 229 pessoas até esta semana. Ofertado por teleatendimento, o serviço é uma forma alternativa de atendimento psicológico, de caráter breve e individual que consiste no acolhimento e escuta para atender a demanda do sofrimento por conta da pandemia da Covid-19.
A coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira, informa que as mulheres representam 84% dos atendimentos realizados até o momento. Segundo ela, a principal queixa dos pacientes tem sido a ansiedade, porém, questões como problemas familiares, insônia e pensamentos disfuncionais também são frequentes.
O teleatendimento psicológico é disponibilizado para pessoas de diversas faixas etárias, entretanto, para aqueles que possuem idade inferior a 18 anos, o acompanhamento é feito através dos seus responsáveis. “Nós buscamos coletar as principais informações da situação com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, e fazemos toda orientação para eles”, explica Stefanie.
Em média, os psicólogos têm feito cerca de três sessões por paciente, mas esse número pode aumentar de acordo com a demanda de cada indivíduo, sendo que cada atendimento dura em torno de 25 minutos. “No decorrer dos meses, percebemos que a população tem necessitado bastante deste atendimento. Alguns pacientes chegam a passar até por oito sessões. Nós compreendemos essa necessidade, entendemos que com a duração da pandemia as pessoas estão com uma maior carga emocional e não podemos negar atendimento para nenhuma delas”, destaca a coordenadora.

Coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira
Cuidando do Cuidador
O contato inicial do usuário é realizado por Whatsapp, na ocasião são coletadas as informações , depois há uma chamada telefônica realizada pelo profissional ao paciente. O Plantão está disponível de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 16h, através do whatsapp: (79) 99842-6841.
Segundo a coordenadora, as sextas-feiras são reservadas para o momento conhecido como ‘Cuidando do Cuidador’, que é voltado para os profissionais que fazem parte do Plantão Psicológico. “Esse é o momento em que eles se reúnem, discutem os casos, compartilham suas angústias, já que eles têm recebido cargas emocionais negativas diariamente. Por isso, reservamos esse dia para o cuidado com os nossos profissionais”, finaliza Stefanie Vieira.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
