Parceria entre Prefeitura e Senar entrega 37 certificados para produtores rurais do município
A cidade de São Cristóvão celebrou mais um marco significativo na formação profissional de seus cidadãos nesta quarta-feira (13), com a entrega de 37 certificados referentes a dois cursos promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Os cursos oferecidos foram pensados para atender às demandas do setor agrícola local. Um deles foi dedicado à olericultura, com o objetivo de capacitar profissionais no plantio e manejo de hortaliças, abrangendo também o curso de manejo alternativo de pragas agrícolas. Essa formação se alinha diretamente com a busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes na região, além do aumento da produtividade e geração de renda.
Durante a entrega dos certificados, o prefeito Marcos Santana expressou sua satisfação com os resultados que o município vem obtendo com a parceria entre a Prefeitura e o Senar. "Essa iniciativa representa um investimento no desenvolvimento de nossa comunidade, oferecendo ferramentas essenciais para que nossos cidadãos prosperem em suas atividades profissionais. Estamos comprometidos em promover a educação e o crescimento econômico em São Cristóvão e, sobretudo, otimista quanto à continuidade dos cursos", afirmou o prefeito.
Marcos Santana, prefeito
Josenito Oliveira, secretário da Semdet, falou sobre o pioneirismo da gestão, que investe em parcerias que buscam a capacitação dos agricultores, principalmente da agricultura familiar, para que tenham as boas práticas de produção, de manejo e que possam ter produtos de qualidade para ofertar ao povo sancristovense. “Esta é uma grande oportunidade, pois quando eles se capacitam, colaboram diretamente para a geração de emprego e renda. Já fizemos uma entrega de certificados lá no Caípe Novo, referente ao curso de administração rural, e hoje capacitamos turmas de dois povoados: Cabrita e Camboatá”, afirmou.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet
O produtor rural Cristian Oliveira da Costa, fez o curso de manejo alternativo de pragas agrícolas e considerou a iniciativa como uma oportunidade muito importante. “Esta oportunidade que a gestão traz junto com o Senar, faz com que tenhamos uma produção melhor, mais saudável e com 100% de aproveitamento, contribuindo não apenas para a qualidade dos produtos, mas também para a saúde do ambiente e o sucesso da produção agrícola local”, ressaltou.
Cristian Oliveira da Costa, produtor rural
Saymo Fontes, gerente técnico do Senar, explicou que desde o início das atividades junto à Prefeitura, a instituição já trouxe três cursos voltados para os produtores rurais, com o objetivo de capacitar esses profissionais para que possam produzir de maneira mais eficiente. "Esse é apenas o início dessa parceria, que se estenderá ao longo de 2024 com vários cursos. Esta iniciativa se destaca como um compromisso conjunto com o desenvolvimento socioeconômico local, impulsionando a educação e a qualificação profissional como ferramentas essenciais para impulsionar a prosperidade da comunidade”, disse.
Saymo Fontes, gerente técnico do Senar
O gerente ainda concluiu que o próximo fruto dessa parceria inclui o curso Senar Jovem. São Cristóvão obteve o maior resultado de inscritos do estado de Sergipe, com 155 inscrições. “O curso, que terá início em janeiro, é direcionado para jovens entre dezesseis e trinta anos, buscando aprender e se inserir em áreas fundamentais para o município, como a produção de avicultura”, explicou.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
