Paratleta sancristovense é convocada para o Campeonato Mundial de Parabadminton 2022

A paratleta sancristovense Maria Gilda dos Santos foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Parabadminton 2022, que será realizado do dia 01 a 06 de novembro em Tóquio, Japão, pela Federação Mundial de Badminton (BWF).
Contemplada pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de São Cristóvão, Maria Gilda é Top 10 mundial na categoria dupla feminina de Parabadminton, além de figurar entre as 15 melhores na categoria simples feminina e na 28ª posição na dupla mista. Ela conquistou recentemente três medalhas no IV Torneio Internacional de Parabadminton realizado em São Paulo. Atualmente, participando de um intercâmbio em Portugal, a paratleta contou a emoção ao receber essa notícia.
“Está sendo uma felicidade imensa, é uma enorme satisfação representar o Brasil, representar Sergipe, e principalmente representar São Cristóvão que é a cidade que me acolheu e é onde hoje eu treino, vivo e quem me apoia também. Sem o apoio do Bolsa Atleta isso não seria possível, nós gastamos muito em competições e com essa bolsa eu consigo pagar uma inscrição, uma alimentação e até mesmo às vezes uma hospedagem e transporte. Sem essa ajuda pode ter certeza que eu não teria como estar hoje onde eu estou, então a felicidade é ímpar”, disse.
Para o Mundial, Gilda acrescenta sua extensa preparação em torneios nacionais e internacionais e o objetivo de conquistar a tão sonhada vaga nas Olimpíadas da França. “As etapas que me deixam apta a participar do mundial é a simples feminina WH-2, que é a classe para cadeirantes, e a dupla feminina WH1-WH2 que também são as duas classes que vão me fazer pleitear uma vaga para a Olimpíada em 2024”, complementa.
O secretário de esportes e lazer, Klewerton Siqueira, salientou os frutos gerados pelo programa em atletas como Gilda, mostrando a importância da gestão em dar visibilidade ao esporte. “É uma satisfação pro município, sem contar que o esporte paraolímpico não é visto e valorizado pelos órgãos públicos. Por isso, nós entendemos que tanto os atletas como os paratletas servem de inspiração aos jovens, para as crianças do município e do estado porque eles são campeões em várias categorias no brasileiro, sul-americano e até mesmo mundial. Ter o Bolsa Atleta como pioneiro no estado de Sergipe e ser o único município que tem esse programa colabora e ajuda na prática esportiva”, explicou.

Sobre o Programa
O Programa Bolsa Atleta, de que trata a Lei nº 312/2017, é um benefício concedido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), regulamentado pelo Decreto nº 158/2019, com foco em atender atletas e paratletas de desportos de rendimento com modalidades individuais e coletivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
