Paratleta sancristovense conquista três medalhas no IV Torneio Brasil Internacional de Parabadminton

A paratleta sancristovense Maria Gilda dos Santos conquistou três medalhas no V Torneio Brasil Internacional de Parabadminton, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Contemplada pelo programa Bolsa Atleta, ela esteve na Prefeitura de São Cristóvão na última sexta-feira (29) para agradecer o apoio concedido pelo município.
Gilda terminou o torneio com três pratas, sendo elas conquistadas nas categorias WH1-WH 2 mista, dupla feminina WH1-WH 2 e simples feminina WH2, na competição que reuniu 180 atletas de 20 países, entre os dias 19 a 24 de abril. Segundo ela, o auxílio da Prefeitura mais uma vez foi fundamental para que pudesse competir.
“Sem esse auxílio eu não estaria lá, principalmente nesse início de ano onde tudo é mais difícil, levando em consideração a situação financeira de todos nós. Foi a Bolsa que me proporcionou esse momento, onde pude competir e conseguir esses resultados. Iniciar o ano dessa forma só me dá alegria e me motiva a continuar”, aponta a paratleta.

O secretário Klewerton Siqueira e o prefeito Marcos Santana receberam a paratleta na última sexta
O V Internacional de Parabadminton é um torneio válido como uma etapa do circuito mundial da modalidade e chancelado pela Federação Mundial de Badminton (BWF). Os melhores colocados na competição receberam pontos no ranking mundial. Com as medalhas conquistadas, Gilda se tornou a 9ª melhor colocada no ranking mundial na categoria dupla feminina, além de figurar entre as 15 melhores na categoria simples feminina e na 28ª posição na dupla mista.

Para o prefeito Marcos Santana, Gilda é um exemplo para todos, pois é “uma atleta que tem competido no mundo inteiro e com seus resultados tem levado o nome de São Cristóvão para além das fronteiras, mostrando que estamos na cidade que acolhe os paratletas e que tem um Bolsa Atleta que olha para todos. Vamos continuar dando esse apoio a Gilda para que ela continue competindo e trazendo resultados para o nosso município”, comentou o gestor.
O secretário de esportes e lazer, Klewerton Siqueira, aponta que ela é uma referência não somente no parabadminton, mas no esporte como um todo. “Ela tem um histórico de luta, de esforço e que leva o nome da nossa cidade por onde ela passa. É um orgulho para nós, e dentro da medida do possível estamos auxiliando ela, e torcendo que em 2024 ela esteja nos representando na paraolimpíada que vai acontecer na França”, declarou.
Para o decorrer do ano, Gilda prevê a participação em três competições nacionais e duas internacionais, sendo estas últimas na Colômbia e no Peru, ambas em novembro.
Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
