29/08/2025

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

A Prefeitura de São Cristóvão iniciou as obras do Centro de Parto Normal (CPN), que está sendo construído no bairro Luiz Alves e representa um marco histórico para a saúde do município, que atualmente não dispõe de local próprio para a realização de partos. Com investimento de R$2,6 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, a unidade será referência no atendimento humanizado às gestantes da cidade.

O CPN será destinado a partos normais de risco habitual, em ambiente seguro e acolhedor, fora do contexto hospitalar, possibilitando uma experiência mais natural e menos medicalizada. A partir da conclusão da obra, as mães sancristovenses não precisarão mais se deslocar para outras cidades para dar à luz, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida.

Obra está na fase de terraplanagem 

“Esse é um momento de muita alegria para São Cristóvão. Sempre defendemos que as mães da nossa cidade merecem ter seus filhos nascidos aqui, perto de suas famílias, recebendo todo o cuidado necessário. Com o Centro de Parto Normal, vamos garantir dignidade, conforto e segurança para nossas gestantes, reforçando o compromisso da gestão em cuidar da vida desde o nascimento”, afirmou o prefeito Júlio Nascimento.

A secretária municipal de Infraestrutura, Carlyane dos Santos, destacou o avanço da obra. “Estamos hoje aqui acompanhando a evolução da construção do Centro de Parto Normal, uma iniciativa extremamente importante para nosso município e que representa um passo fundamental para o atendimento materno-infantil. Em breve, estaremos entregando essa conquista à comunidade”, disse.

Secretária municipal de Infraestrutura, Carlyane dos Santos

Seguindo o projeto padrão do Ministério da Saúde, o Centro de Parto Normal será composto por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, espaços que possibilitem a presença de acompanhante de livre escolha da paciente e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado. 

Projeto do Ministério da Saúde

Reforma da UBS

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para visitar a obra da UBS Maria José Soares Figueiroa. Essa unidade é a maior do município, oferece uma gama de serviços e atende mais de 21 mil pessoas. Para melhorar esse atendimento e oferecer mais conforto também aos servidores, a obra ampliará a unidade em 470,75 m². 

Entre as melhorias estão a construção de uma nova recepção, mais ampla, com acesso facilitado e melhor organização dos fluxos internos. A nova farmácia ficará mais próxima à recepção, e a unidade ganhará quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência, dois com acesso pela recepção e dois internos, além do aumento do número de salas aptas à realização de exames citopatológicos.

Prefeito Júlio visitou as obras voltadas à saúde

Fotos: Dani Santos

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade