Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

A Prefeitura de São Cristóvão iniciou as obras do Centro de Parto Normal (CPN), que está sendo construído no bairro Luiz Alves e representa um marco histórico para a saúde do município, que atualmente não dispõe de local próprio para a realização de partos. Com investimento de R$2,6 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, a unidade será referência no atendimento humanizado às gestantes da cidade.
O CPN será destinado a partos normais de risco habitual, em ambiente seguro e acolhedor, fora do contexto hospitalar, possibilitando uma experiência mais natural e menos medicalizada. A partir da conclusão da obra, as mães sancristovenses não precisarão mais se deslocar para outras cidades para dar à luz, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida.

“Esse é um momento de muita alegria para São Cristóvão. Sempre defendemos que as mães da nossa cidade merecem ter seus filhos nascidos aqui, perto de suas famílias, recebendo todo o cuidado necessário. Com o Centro de Parto Normal, vamos garantir dignidade, conforto e segurança para nossas gestantes, reforçando o compromisso da gestão em cuidar da vida desde o nascimento”, afirmou o prefeito Júlio Nascimento.
A secretária municipal de Infraestrutura, Carlyane dos Santos, destacou o avanço da obra. “Estamos hoje aqui acompanhando a evolução da construção do Centro de Parto Normal, uma iniciativa extremamente importante para nosso município e que representa um passo fundamental para o atendimento materno-infantil. Em breve, estaremos entregando essa conquista à comunidade”, disse.

Seguindo o projeto padrão do Ministério da Saúde, o Centro de Parto Normal será composto por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, espaços que possibilitem a presença de acompanhante de livre escolha da paciente e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado.

Reforma da UBS
Na oportunidade, o prefeito aproveitou para visitar a obra da UBS Maria José Soares Figueiroa. Essa unidade é a maior do município, oferece uma gama de serviços e atende mais de 21 mil pessoas. Para melhorar esse atendimento e oferecer mais conforto também aos servidores, a obra ampliará a unidade em 470,75 m².
Entre as melhorias estão a construção de uma nova recepção, mais ampla, com acesso facilitado e melhor organização dos fluxos internos. A nova farmácia ficará mais próxima à recepção, e a unidade ganhará quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência, dois com acesso pela recepção e dois internos, além do aumento do número de salas aptas à realização de exames citopatológicos.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

Prefeitura de São Cristóvão inicia estruturação de projeto de concessão para modernização da iluminação pública e serviços digitais
